UEPG entrega celulares com pacote de dados para estudantes indígenas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou smartphones com pacote de dados 4G para acadêmicos indígenas da instituição. Na terça (18), uma equipe da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) foi à Comunidade Yvyporã, na região de Santa Amélia, para entregar três aparelhos celulares, com Google Classroom instalado nas configurações de curso para cada estudante. Os equipamentos serão utilizados para acesso às aulas remotas durante a pandemia.

Uma das acadêmicas que recebeu um aparelho é Thaiane Raulino Sampaio, que cursa o 1º ano de Odontologia. “Tivemos somente duas semanas de aulas. Logo em seguida, veio o impacto da pandemia e a gente retornou para casa. Foi um impacto muito grande, um choque”, lembra Thaiane. Ela relata que, na retomada das aulas, mesmo que remotamente, o celular com internet será importante. “Mesmo que não seja a mesma coisa que a aula presencial, vou poder acompanhar as aulas”, afirma. Nos próximos dias, ela terá um incentivo a mais para continuar os estudos práticos, porque receberá também um kit odontológico doado por uma empresa de Ponta Grossa.

O cacique Wanderson Jacinto Camargo contextualiza que sempre houve dificuldade de internet na comunidade indígena Yvyporã, o que “prejudica bastante os universitários que dependem disso para estudar”. Em atenção à garantia de acesso, o reitor Miguel Sanches Neto assegura que nenhum aluno da UEPG ficará sem internet para acompanhar as aulas. “Mesmo remotamente, todos temos que estar unidos. Esta entrega aos nossos alunos indígenas mostra o nosso compromisso em fazer da UEPG uma Universidade cada vez mais inclusiva. E nosso respeito aos povos tradicionais”.

Sobre membros da comunidade estarem estudando na Universidade, o vice-cacique José Claudio Camargo ressalta a luta das causas indígenas. “Para gente é muito especial ter um indígena [formado] que possa apoiar nossas causas. Mesmo com todas as dificuldades que têm com essa pandemia, eles estão firmes”, fala o vice-cacique.

Vaquinha

Recentemente, a UEPG abriu uma página de financiamento coletivo para arrecadar recursos com o objetivo de ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade econômica a adquirir equipamentos necessários para os seus cursos. “Uma das solicitações de materiais específicos que recebemos era de uma acadêmica que cursa odontologia”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino. “Abrimos uma vaquinha virtual com o propósito de viabilizar a compra de equipamentos específicos para vários acadêmicos. No caso do kit que será entregue para a Thaiane, um empresário local nos doou esse equipamento odontológico”, completa.

 

Texto: William Clarindo | Foto: Luciane Navarro (entrega de celulares) e William Clarindo (equipamentos de odontologia)