Agência de Inovação da UEPG lança projeto para recém-formados

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa abriu nesta quarta-feira (17) o novo projeto de extensão “Me formei, e agora?” que tem como público-alvo recém-formados e alunos graduantes de todos os cursos da UEPG.

O objetivo do projeto é desenvolver habilidades técnicas e gerenciais básicas para realizar a abertura e gestão de uma empresa. Com isso, de acordo com os organizadores, espera-se mostrar a importância do empreendedorismo no desenvolvimento de uma empresa para aqueles que ainda não tem noção do que é empreender.

São seis módulos que abordam temas como gestão empresarial e de pessoas, propriedade intelectual, gestão de finanças, entre outros. O curso tem duração de cinco semanas e possui a carga horária de 42 horas.

O professor da UEPG e diretor da AGIPI, Miguel Arcanjo de Freitas Junior, explica como surgiu a ideia de criar esse projeto. “A partir do momento que foi verificado que existem menos vagas no mercado formal, uma parte significativa dos egressos ao concluir seus cursos de graduação não conseguem inserção no mercado de trabalho. Da mesma forma que os alunos que estão em processo de formação vivenciam poucas experiências empreendedoras. Diante disso, propomos realizar um curso voltado ao empreendedorismo e sua gestão, de forma que forneça subsídios para que os participantes possam ter condições de abrir seu próprio estabelecimento, e ao final do curso possam estar aptos a entregar um plano de negócios que vai ajudar nesse processo”, relata.

O empreendedorismo e o compromisso social são grandes demandas da comunidade universitária, e o novo projeto visa estimular o espírito empreendedor e inovador dos estudantes da instituição, de forma que possa auxiliar na ampliação da inserção dos egressos no mercado de trabalho, além de torná-los mais qualificados em aspectos que são fundamentais para a abertura e gestão de empresas.

O curso é a distância e realizado em parceira com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (NUTEAD). Para alunos da UEPG, o valor da inscrição é R$ 50 e pode ser realizada através do link: https://ead.uepg.br/site/curso/204. Para a comunidade externa, o valor é R$ 70 e a inscrição pode ser feita aqui: https://ead.uepg.br/site/curso/205.