Jornalista do The Intercept Brasil ministra palestra na UEPG

O jornalista Rafael Moro Martins ministrou a fala principal na manhã desta quinta-feira (17) na 28ª Semana de Estudos em Comunicação (Secom) da UEPG. O evento começou às 8h30, no Grande Auditório, no Campus Central e o painel de discussão levou o tema: “Jornalismo e controvérsias: a verdade ainda vale?”.

Durante a atividade, o convidado abordou o tema e ainda compartilhou conhecimentos adquiridos ao longo da sua experiência profissional. O jornalista já trabalhou como repórter freelancer em veículos como revista Piauí, Valor Econômico, UOL, Agência Pública e Folha de S. Paulo, entre outros. Também trabalhou na Gazeta do Povo e em outras grandes Redações do Paraná. Atualmente, é sócio e integrante da Agência Livre.jor, especializada em fiscalização do poder público a partir da Lei de Acesso à Informação.

Para a Semana de Estudos em Comunicação foram programadas atividades complementares à formação dos alunos, a partir de palestras com experientes jornalistas e oficinas nas áreas como, jornalismo 360º, fotojornalismo, cobertura esportiva com perspectiva de gênero, entre muitos outros.

O coordenador do evento em 2019, o professor doutor Ivan Bomfim aponta a importância da Semana da Comunicação para toda a comunidade ponta-grossense. “É um evento tradicional, que possibilita trazer jornalistas de renome no cenário nacional para discutir a profissão e sua importância para toda a sociedade”. Segundo ele, falar sobre o jornalismo é cada vez mais necessário em tempos de redes sociais e fake news. “Com tantas mudanças tecnológicas e seus efeitos, o trabalho jornalístico de credibilidade é essencial ao funcionamento de uma democracia plural”, afirma.

“Eu organizei várias semanas e é um evento que interessa muito para o curso, porque é uma oportunidade de ter contato com o campo profissional, com palestras e oficinas. Essa dinâmica toda contribui muito para a própria formação em jornalismo”, enfatiza a vice-coordenadora do Mestrado em Jornalismo da UEPG, professora doutora Karina Janz Woitowicz. A Secom é um evento tradicional organizado pelo curso de Jornalismo e pelo Mestrado em Jornalismo.