Ciências Biológicas Recebem Alunos da APADEVI no laboratório de anatomia

Nesta segunda-feira (04), o Projeto de Extensão Visitando a Biologia da UEPG recebeu alunos da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI), entidade que atende pessoas com deficiência visual total e/ou com baixa visão, no município de Ponta Grossa. Participaram da atividade 7 alunos atendidos pela associação, acompanhados pela Pedagoga Lucélia Lara e pelas professoras Adriana Martins de Aguiar, Rosemari de Paula Buss, Alda Moro e Patrícia Simões de Campos.

Para essa atividade, os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e integrantes do projeto produziram materiais em relevo e diferentes texturas para que os visitantes pudessem manusear e acompanhar as explicações que estavam sendo passadas sobre o Sistema Digestório e o caminho seguido pelo alimento no corpo humano. Os visitantes também exploraram os modelos didáticos disponíveis, bem como o laboratório cadavérico.

Segundo o Professor José Fabiano Justus, coordenador do projeto e professor da disciplina de Anatomia Humana, “atividades como esta são muito importantes para os futuros professores que, certamente, devem estar preparados para executar práticas de inclusão em sua vida profissional”, afirma. Kauane Chicora, discente do projeto, afirmou que “desenvolver esta atividade foi muito gratificante, pois foi possível perceber que os alunos conseguiram entender algo que é muito visual, como a Anatomia Humana, apesar das limitações individuais”. Já para a acadêmica Ivonete Pidigurne, “a experiência foi incrível pois, como futura professora, é preciso estar preparada para desenvolver as aulas de acordo com as particularidades de cada aluno”.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da APADEVI, Lucélia Lara, “a visita ao laboratório de anatomia foi muito interessante e produtiva. Os alunos com baixa visão puderam vivenciar uma experiência real. Tiveram a oportunidade de tocar nos objetos, nos modelos didáticos e no corpo humano (cadáver)”, conta. De acordo com o acadêmico Antônio, “com iniciativas assim o mundo acadêmico melhora e teremos grandes profissionais futuramente”. Conduziram a atividade os alunos Kauane Chicora, Gustavo Kazeker, Ivonete Pidigurne, Letícia Prestes e Nicoly Chaves.