Alunos de Jornalismo da UEPG são premiados em cinco categorias do Sangue Novo

Os trabalhos inscritos nas categorias Fotojornalismo e Monografia ficaram em primeiro lugar na 23ª edição do Sangue Novo, que aconteceu na noite de sexta-feira (01/11). O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu o prêmio em cinco das 23 categorias durante a premiação que ocorreu na Universidade Positivo, em Curitiba. O curso levou também três troféus de terceiro lugar pelas categorias Jornal Laboratório Impresso, Reportagem Escrita – Impresso e Produto Jornalístico para Web/Portal de Notícias.

O Sangue Novo é único prêmio no Brasil voltado para estudantes da graduação em Jornalismo realizado por um sindicato, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor). Realizado desde 1995, o prêmio procura contribuir para a melhoria no ensino de Jornalismo através do reconhecimento dos trabalhos dos estudantes. Neste ano, foram inscritos mais de 360 trabalhos de universidades públicas e privadas de todo o estado.

O jornal laboratorial Foca Livre também foi premiado na edição anterior do prêmio, ficando em terceiro lugar e o portal Cultura Plural recebeu o prêmio pela quarta vez, estando presente nas edições 23ª, 20º, 18º e 17ª do Sangue Novo.

Confira a lista dos trabalhos premiados:

1º Lugar Fotojornalismo: “Maria Fumaça 204: O encontro do presente com o passado”, de João Guilherme de Castro e Veridiane Parize.

1º Lugar Monografia: “O suicídio no Jornalismo: abordagens e contribuições para coberturas responsáveis”, de Andressa Zaffalon.

3º Lugar Jornal Laboratório Impresso: “Foca Livre ano 26: O papel e o destino do jornal impresso em tempos de jornalismo de convergência”, inscrito por Alexandre Douvan, Amanda Dombrowski, Arieta de Almeida, Fabiana Manganotti, Hellen Scheidt, João Pedro Teixeira, Letícia de Oliveira Gomes, Matheus Rolim, Nadine Bianca Sansana, Natália Barbosa, Rafael Santos, Thaiz Rubik e Veridiane Parize.

3º Lugar Reportagem Escrita – Impresso: “Prefeitura canaliza arroio para beneficiar empreendimento privado” e “Empresa beneficiada em canalização do arroio Charqueado fez doação para campanha eleitoral de Rangel”, de Hellen Scheidt e Thaiz Rubik.

3º Lugar Produto Jornalístico para Web/Portal de Notícias: “Projeto de extensão Cultura Plural: produção jornalística na web e interação com grupos culturais e artistas de Ponta Grossa/PR”, inscrito por Amanda Gongra, Ana Istschuck, João Guilherme de Castro, Lucas Cabral, Matheus Gastaldon e Millena Villanueva.

Estudantes da UEPG recebem prêmio de Jornalismo de dados

As alunas do terceiro ano do curso de Bacharelado em Jornalismo, Hellen Caroline Scheidt e Thaiz Aparecida Rubik, receberam o terceiro lugar do Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca, pelas reportagens “Prefeitura canaliza arroio para beneficiar empreendimento privado” e “Empresa beneficiada em canalização do arroio Charqueado fez doação para campanha eleitoral de Rangel”. Os textos, publicados no jornal laboratorial Foca Livre no ano de 2018, concorreram com outros 12 trabalhos na categoria universitária. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (25/10) pela agência de notícias Livre.jor.

As estudantes da Unisinos, Vanessa Fontoura e Tainah Gil Camargo, ficaram em primeiro lugar pela reportagem “Cerca de 70 % dos menores abrigados não podem ser adotados” e, em segundo lugar, Juliana Veiga, da Uninter, com a reportagem “Homens representam 71% das mortes por transtornos da mente e de comportamento“.

Na categoria profissional, que teve 15 reportagens inscritas, venceu a reportagem “Os laços familiares do clã Bolsonaro“, de O Globo e Época. Em segundo lugar, a newsletter “Don’t LAI to me”, da agência de dados públicos Fiquem Sabendo. E em terceiro lugar, a reportagem “Em três anos, mais de 2,2 mil motoristas de aplicativos foram assaltados no RS”, publicada pelo jornal GaúchaZH.