Docentes da UEPG participam de mesa redonda sobre 200 anos de Dostoiévski

Nesta quinta-feira (06), às 19h30, a Academia de Letras dos Campos Gerais realiza uma mesa redonda virtual em comemoração ao bicentenário do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O evento, que será transmitido pela página da Academia no Facebook, conta com a presença de pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da convidada especial, a psicóloga russa Polina Dubrovina, representante do Instituto Karvasaski.

A docente aposentada do departamento de Letras da UEPG, Luísa Cristina Fontes, explica a importância de se abordar a obra do escritor russo em seu aniversário. “A Academia entende que a data é um marco a ser celebrado pela relevância da obra de Fiódor Dostoiévski, que influenciou profundamente o romance do século XX. Seus trabalhos analisam estados patológicos da mente e questões existenciais. Portanto, temas universais e altamente presentes em nosso dia a dia”, salienta.

Além da participação da psicóloga Polina Dubrovina; que falará diretamente de São Petersburgo, na Rússia; estarão no evento os pesquisadores Diego Gomes do Valle, doutor em Teoria e História Literária;  professora Neuza Helena Postiglione Mansani, presidente da Academia de Letras; a professora aposentada Lucia Helena Barros do Valle, do Departamento de Serviço Social e a professora Luísa Cristina Fontes. A mediação da mesa ficará a cargo do pesquisador Newton Schner Jr.

Texto: Julio César Prado       Foto: Divulgação