Professoras da UEPG organizam coletânea de relatos internacionais sobre mulheres na pandemia

Compartilhe

Refletir sobre os múltiplos impactos da pandemia da Covid-19 na vida das mulheres em diferentes países e contextos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Este é o objetivo do livro “Vivências de mulheres no tempo e espaço da pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais”, organizado pelas pesquisadoras Georgiane Garabely Heil Vazquez, Joseli Maria Silva e Karina Janz Woitowicz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A coletânea foi lançada pela Editora CRV e está disponível online gratuitamente.

A Iniciativa, da historiadora Georgiane Garabely Heil Vazquez, surgiu nos primeiros meses da pandemia em 2020, diante da propagação do coronavírus e o cenário de crise sanitária e humanitária internacional. A geógrafa Joseli Maria Silva e a jornalista Karina Janz Woitowicz se uniram à organização da coletânea, em uma parceria que possibilitou a articulação de uma rede de pesquisadoras da América Latina e de países da Europa, de diferentes áreas do conhecimento.

O livro traz 18 textos sobre vivências das mulheres no contexto da pandemia da Covid-19, que retratam diferentes territórios. “Os escritos se caracterizam como registros do primeiro semestre de 2020, com análises e reflexões, que retratam um período de incertezas e evidenciam o acirramento das desigualdades sociais que afetam mais diretamente as mulheres”, explica Georgiane.

A coletânea reúne pesquisadoras de diferentes países além do Brasil, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela, México, Chile, Peru, Cuba, Costa Rica, Portugal, França e Espanha. “Os textos mostram desigualdades e opressão, mas também resistências protagonizadas pelas mulheres. São trajetórias e experiências que ganham visibilidade nas narrativas de pesquisadoras que se dispuseram a refletir sobre o fenômeno da pandemia”, observa a professora Joseli.

A obra têm como eixo comum a perspectiva do cuidado, discutida com base nas relações de gênero. O livro é dividido em três partes: corpo, trabalho e políticas públicas, que se articulam para revelar as implicações da pandemia para as mulheres, associadas a outros marcadores sociais como raça e classe. “O livro é resultado de um trabalho coletivo que possibilitou a reflexão crítica sobre as desigualdades vividas pelas mulheres em meio à crise pandêmica que se revela em diferentes países, servindo como uma contribuição aos estudos de gênero”, pensa Karina.

A obra “Vivências de mulheres no tempo e espaço da pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais” foi publicada em formato digital e pode ser acessada gratuitamente pelo site ou pelo aplicativo da Editora CRV. O conteúdo também será disponibilizado em espaços de divulgação científica, para maior difusão da produção científica sobre o tema.

Texto: Karina Janz| Foto: Aline Jasper

Compartilhe

 

Skip to content