Professor português visita Lalupe-UEPG para conhecer práticas pedagógicas

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Professores do Laboratório Lúdico Pedagógico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lalupe-UEPG) receberam a visita do professor Pedro Moraes Martins, da Universidade Católica de Lisboa, nesta sexta-feira (26). O docente é pesquisador de justiça restaurativa, na área de mediação, trabalho desenvolvido pelo Lalupe.

Além de ser um espaço físico, o Lalupe é um projeto de extensão que trabalha na área de aprendizagem e inclusão. Os professores coordenadores do Laboratório atuam em parceria com o Centro Judiciário De Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Programa de Extensão e Pesquisa sobre Processos de Aprendizagem (Proa), acolhendo crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem, defasagem escolar, estão em situação de liberdade restritiva, em abrigos ou tutelas ou desistiram de estudar.

“Nós e o Cejusc trabalhamos com mediação e justiça restaurativa, parte da teoria que fundamenta esse professor que veio para o Brasil para uma capacitação de medidores”, explica Nelba Maria Pisacco, professora do Departamento de Educação e supervisora do Lalupe. Nelba conta que apresentou as atividades desenvolvidas dentro do Laboratório. “Estabelecemos parcerias no sentido da formação, com lives, eventos online, seminários internacionais, junto ao Proa com o Cejusc. Assim, atuamos na formação de educação, escola restaurativa, com mediação na educação”, informa.

Assim como o Proa, o Lalupe é um espaço onde se realiza aprendizado lúdico pedagógico. “O professor veio conhecer os estagiários e professores que atuam no projeto e o que desempenham aqui dentro, como uma maneira de troca de conhecimento e experiências”, completa. Acompanharam a visita do professor Carla Duenha, da Uniamérica; Danielli Alves, advogada e medidora do encontro e os estagiários do curso de pedagogia, Leonardo Félix Pinheiro e Raquel Aparecida de Camargo.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Cristina Gresele


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