Estudantes de Arapoti conhecem cursos de Química e Engenharia de Alimentos

Compartilhe

Na tarde de ontem (10), estudantes do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Arapoti, conheceram o Museu de Ciências Naturais (MCN) e os cursos de Química e de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Durante a tarde, os 27 alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, junto com três professoras, visitaram os espaços da Universidade e participaram de experimentos nos laboratórios do Bloco L do campus Uvaranas. A atividade foi organizada pelos Programas de Educação Tutorial (PET) de Química e Engenharia de Alimentos, com o apoio do MCN.

Para o professor Sandro Xavier de Campos, do departamento de Química, a atividade possibilita mostrar o que a Universidade pode oferecer para esses alunos, para motivá-los a entrar na UEPG. “Temos o objetivo de divulgar os cursos de Engenharia de Alimentos e Química, claro, mas também toda a UEPG. A ideia é que eles fiquem motivados a buscar um curso dentro da Universidade”, detalha. Os estudantes também puderam conhecer laboratórios e conversar com professores e acadêmicos sobre o desenvolvimento de suas pesquisas. “Além de motivá-los a entrar na Universidade, é motivar o aprendizado das ciências e a sua relevância para a sociedade”, adiciona.

“Muitas vezes os alunos não entendem que a universidade pública é um espaço para eles. Eu já ouvi vários alunos comentando ‘eu quero entrar na universidade’, que gostaram do ambiente e da UEPG. Eles conseguiram ver uma possibilidade de acesso à universidade, que não é uma opção tão divulgada e comentada para nós que moramos no interior”, pensa Camila de Paiva, professora de Química dos secundaristas. Uma das três professoras que acompanhou a turma, a professora quer ver seus estudantes na UEPG, que a formou em 2010. “Eu quero colocar mais gente para cursar Química aqui”, brinca.

A acadêmica de 5º ano do curso de Engenharia de Alimentos, Thaliny Soares de Oliveira, conta que os possíveis calouros tinham muitas perguntas para ela e suas colegas, que ministraram um tour pelos laboratórios e os espaços do curso. “É bom saber que tem pessoas interessadas no curso e adoraria que viessem cursar, é um curso muito interessante e uma área legal, com muitas oportunidades”, adiciona.

Texto e fotos: William Clarindo


Compartilhe

 

Skip to content