Inscrições para Vestibular Unificado EaD seguem até 20 de março

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado na modalidade Ensino à Distância (EaD) até 20 de março. Esta é a segunda edição do Vestibular, com 2.292 vagas disponíveis, distribuídas em 48 polos do Paraná. São 480 vagas para a UEPG; 905 na  Universidade Estadual de Maringá (UEM); 427 na Universidade Estadual de Londrina (UEL); 180 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); e 150 vagas para as Universidades Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Os cursos oferecidos são de Licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Física, História, Letras Português-Inglês, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Segurança Pública. Para se inscrever, os candidatos devem pagar taxa de R$ 92.

Provas e vagas

As provas serão aplicadas em 16 de abril, no período da tarde, com até quatro horas de duração. Os candidatos poderão realizar as provas nas cidades de Bela Vista do Paraíso, Cascavel, Cerro Azul, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São João do Ivaí, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Umuarama.

As vagas serão distribuídas por cotas. Para os cursos de licenciatura, 50% das vagas são para professores das redes da educação básica que não possuem formação na área em que atuam. As outras 50% das vagas serão subdivididas em 5% pessoas com deficiência (PcD); 5% negros de qualquer percurso escolar; 10% negros oriundos de escola pública; até 40% para oriundos da escola pública; e até 40% para cota universal.

Os cursos com formação tecnóloga terão para os cursos de tecnologia, 70% (setenta por cento) das vagas são para agentes públicos da Administração Pública e os outros 30% (trinta por cento) serão assim subdivididos: 5% PcD; 5% negros de qualquer percurso escolar; 10% negros oriundos de escola pública; até 40% para oriundos da escola pública; e até 40% para Universal.

O professor Carlos Williams, assessor da reitoria, comenta que “é um processo de seleção importantíssimo para que possamos qualificar pessoas para o mercado de trabalho, para que possam atuar nas empresas públicas com ainda mais qualidade”. Ele complementa que “são cursos de qualidade, muito bem avaliados, gratuitos e públicos”.

Para o Vestibular Unificado não haverá nota mínima, ou seja, não terá linha de corte. O resultado está previsto para ser divulgado em 28 de abril, pela Universidade em que os concorrentes que se candidataram. O manual do candidato já está disponível no site da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da UEPG e contém todas as informações necessárias para realizar a inscrição. Confira aqui.

Texto: Amanda Santos | Fotos: Júlio Prado e Aline Jasper