Proex realiza reunião sobre edital do Programa Universidade Sem Fronteiras

A Diretoria de Extensão Universitária da Proex realiza amanhã, 11 de fevereiro, reunião sobre o Programa Universidade Sem Fronteiras. O encontro, que acontece às 14h, no Auditório da Proex, abordará o edital 05/2019. De acordo com a Pró-reitora Clóris Grden, o objetivo é apresentar aos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa é esclarecer dúvidas sobre a apresentação de propostas referentes ao edital.

A professora Augusta Pelinski Rahier, do Departamento de Economia, e o Professor Juvancir da Silva, do Departamento de Administração, tratarão do tema “Desenvolvimento Regional e Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável”, eixo-base do edital, lançado em 20 de dezembro de 2019 pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI.

O edital do USF integra o Programa “Paraná Mais Ciência – pesquisa e extensão com foco na inovação”. O objetivo é selecionar propostas de projetos de extensão que sejam desenvolvidos dentro de áreas consideradas estratégicas para o Estado do Paraná, visando à implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e cultural e atendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Para mais informações, acesse o edital http://www.seti.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/edital_05_2019_usf_final.pdf

O Programa “Universidade Sem Fronteiras” – USF, em conformidade com a Lei Estadual nº 16.643, de 24 de novembro de 2010, tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas, ou seja, aquelas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, bem como, em áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses;

As ações do Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

O Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI tem por finalidade contribuir com o cumprimento da função social das Instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.