UEPG utiliza meios de trabalho remoto durante suspensão

Com a suspensão dos calendários devido à pandemia de Coronavírus, a Universidade Estadual de Ponta Grossa está utilizando os meios de acesso remeto para realizar os trabalhos da instituição.

Conforme explica o Luis Gustavo Barros, diretor do NTI da UEPG, explica que o setor está empreendendo diversas linhas de ação para garantir que a universidade não pare”, explica”.

O NTI desenvolveu opções de acesso remoto para contemplar 100% de todos os sistemas que a instituição utiliza para que os servidores realizem os seus trabalhos em casa. A Universidade realizará atendimento presencial somente em situações emergenciais.

Dentre as alternativas, a UEPG adotou o Hangouts Meet Google para realizar reuniões via videoconferência com até 250 participantes, o acesso remoto (VPN) para a conexão à rede da UEPG e compartilhamento de arquivos, o acesso remoto aos sistemas UEPG e a telefonia que redireciona o ramal do setor para o número celular do servidor.

Segundo o diretor do NTI, ”o uso de VPN serve para conectar um computador a rede interna da UEPG a partir da internet. Ou seja, a partir de qualquer lugar, o computador está conectado como se o servidor estivesse dentro da rede da UEPG”, explica.

Texto: Vanessa Hrenechen