Programa de Iniciação Científica inclui Licença Maternidade em tabela de pontuação

Está aberto o processo de inscrição e seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (modalidades PIBIC e BIC) e o Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para a vigência de 01/08/2020 a 31/07/2021.

Neste ano, a Propesp (Dipes) incluiu um novo item para a pontuação dos candidatos: a Licença Maternidade, que será equivalente a publicação de artigo A1. A medida foi baseada nas Leis Estaduais 6174/70, 16176/09 e no Decreto Estadual 4058/94:19.

Segundo o professor Rodrigo Rodrigues Matiello, Diretor de Pesquisa da UEPG, a decisão ocorreu na última reunião do Comitê PIBIC. “Lançamos este reconhecimento às pessoas com licença maternidade que normalmente neste período têm suas produções científicas reduzidas em função das atividades maternas. Assim, aprovamos por unanimidade a inclusão de pontuação especifica para a licença e incluímos na tabela 100 pontos, o que equivale a publicação de artigo A1”, explica.

O processo de seleção se divide em 2 etapas. A primeira é destinada à inscrição e classificação dos docentes candidatos a orientadores. O período de inscrição será de 10 de março a 31 de março pelo site da instituição. O resultado final da primeira etapa será divulgado até 04 de maio.

Nesta fase, a classificação ocorre por meio de Tabela de Pontuação, Cadastro atualizado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e do Currículo Lattes, ambos na plataforma Lattes do CNPq, com dados referentes ao período de janeiro de 2017 a dezembro de 2019.

A segunda etapa consiste na inscrição de acadêmicos dos respectivos subprojetos nas modalidades PIBIC – BIC e PROVIC, no prazo de 05 de maio a 03 de junho. O resultado final será divulgado até dia 08 de julho.

A efetivação da bolsa de iniciação científica está condicionada à disponibilidade de bolsas concedidas pelas agências de fomento, ao atendimento da documentação exigida para indicação do docente/acadêmico, à aprovação da mesma pelo Comitê Assessor Local da respectiva área, bem como da vigência do projeto de pesquisa/pesquisa continuada indicado pelo docente estar em concordância com o período da bolsa.

Todas as etapas do processo de seleção serão on-line, através da área restrita do Programa de Iniciação Científica, no site da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Texto: Vanessa Hrenechen