UEPG seleciona bolsistas para ações extensionistas de combate ao coronavírus

Estão abertas as inscrições para contratação imediata de profissionais e estudantes da área da saúde que atuarão em projetos de extensão voltados ao combate e prevenção do novo Coronavírus. O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), vai investir R$ 8 milhões no Programa.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) irá coordenar os polos de Curitiba e Região Metropolitana, e Paranaguá, em conjunto com a Unespar. Conforme explica o Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Giovani Marino Fávero, “o Polo de Ponta Grossa será coordenado pelas Professoras da UEPG Pollyanna Kássia de Oliveira Borges junto com a Professora Fabiana Mansani, o Polo de Curitiba e Região Metropolitana pelos professores Giovani Marino Favero e Rafael Gomes Ditterich (UFPR) e o Polo de Paranaguá pela Profa.Carla Luiza da Silva e Sebastião Cavalcanti Neto (UNESPAR)”, conta.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo link http://setipr.net.br/covid19/ e o envio da documentação é todo online. Para acessar o edital completo, clique aqui.

Áreas de atuação:

1) Call center, com 12 Orientadores para a Central de Informações, constituído por docentes e 48 bolsistas, estudantes dos últimos anos dos cursos da área da Saúde e Serviço Social para trabalharem 30h semanais como Atendentes da Central de Informações. A estratégia da UEPG é fazer um único centro para as 3 regiões com um número de 0800 já adquirido pela instituição, com capacidade de 250 ligações simultâneas, com espera.

2) Atenção às divisas rodoviárias do Estado do Paraná – as equipes serão compostas por bolsistas enfermeiros, bem como por bolsistas de apoio aos enfermeiros, que poderão ser técnicos em enfermagem ou estudantes regularmente matriculados no último ano do curso de enfermagem, que deverão monitorar as condições de saúde de pessoas que estejam transitando pelas divisas rodoviárias do Estado do Paraná.

A região de Ponta Grossa atendera o posto de Sengés da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Paranaguá o posto de Guaratuba da ADAPAR e Curitiba os postos de Rio Negro, Piên, Campina Grande do Sul e Adrianópolis da ADAPAR.

3) Atuação junto às Regionais de Saúde – as equipes serão compostas de profissionais bolsistas, que deverão atuar em ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo Coronavírus junto à Unidades de Saúde designadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). As equipes de atuação junto às Regionais de Saúde serão compostas por profissionais bolsistas regularmente inscritos nos Conselhos Profissionais de suas respectivas áreas de atuação, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Texto: Vanessa Hrenechen