UEPG recebe avaliação positiva no Enade

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 apontam que os cursos de graduação da UEPG tiveram performance positiva. A instituição participou do exame com 807 concluintes e 10 cursos, com destaque para Administração, Direito, Jornalismo e Turismo que tiveram nota 4.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes. Segundo a Diretora de Avaliação Institucional Elismara Zaias Kailer, “analisando os conceitos dos cursos que participaram, observamos que vários deles aumentaram ou mantiveram seu conceito, o que revela a qualidade do ensino ofertado pela instituição”, afirma.

O cálculo e divulgação do Conceito Enade ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. Esse conceito mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade que analisa os cursos segundo as áreas vinculadas.

“Tendo em vista a importância dessa avaliação, vários cursos realizaram um processo de sensibilização junto aos alunos para que participassem desse momento, considerando que o Enade é uma avaliação externa que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes. Em novembro desse ano, teremos outros cursos que serão avaliados e reiteramos a importância de os estudantes responderem o questionário e comparecerem nos locais de prova no dia da avaliação”, reitera a Pesquisadora Institucional Josecler Kapp Lepinski.

Na edição de 2019, o Enade irá avaliar 10 cursos da UEPFG, sendo: Agronomia, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Farmácia, Medicina, Odontologia e Zootecnia. Os estudantes inscritos devem acessar o portal do Inep para responder ao Questionário do Estudante até dia 21 de novembro. O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes e o seu preenchimento é obrigatório.