UEPG promove evento sobre Estatuto da Criança e Adolescente

Nesta sexta-feira (29), aconteceu o “VII Semanário Estadual em Defesa do Direito da Criança e do Adolescente: ECA 30 anos – Respiramos Esperança”. No evento, os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos Humanos e comunidade acadêmica em geral refletiram sobre os direitos da população infantojuvenil previstos no Estatuto.

De acordo com a professora Cleide Lavoratti, o evento é alusivo aos 30 anos do ECA que será comemorado em 2020. “Nós estamos fazendo o Seminário agora para que os municípios da região dos Campos Gerais se mobilizem e planejem atividades nas escolas, nos CRAS, em associações de moradores e nas igrejas da comunidade sobre a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente que estão sendo muito violados no contexto atual”, explica.

“O objetivo principal é fortalecer o sistema de garantia dos direitos por meio da discussão com as instituições que compõem a rede de proteção, fazendo um movimento de mobilização e resistência aos ataques que o Estatuto vem sofrendo por diferentes segmentos da sociedade e pelo Governo”, conta Lavoratti.

A ação acontece em diversos municípios do Paraná. Os Encontros resultarão em um grande evento marcado para o dia 20 de maio de 2020, em Guarapuava. “Queremos fortalecer a sociedade civil organizada e as entidades governamentais que defendem os direitos previstos na legislação”, reitera Lavoratti.

Conforme explica a conselheira tutelar Michelly Bohatch Markowcz, “em Ponta Grossa, somos 15 conselheiros que se comprometem a desenvolver o trabalho de forma coletiva em estreita articulação com todas as organizações que defendem os direitos humanos. O propósito é conhecer e apoiar as suas lutas, assim como agir em conjunto com todas as redes de atendimento. Aguardamos ansiosos pelos 30 anos do ECA, idealizando e seguindo os seus preceitos com muito orgulho e determinação”, afirma.

O evento conta com a promoção do Departamento de Serviço Social/Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência e do Projeto de Extensão Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na região dos Campos Gerais – PR.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen