UEPG participa da IV Feira de Profissões

A Universidade Estadual de Ponta Grossa participou, na última quinta (05), da 4ª edição da Feira de Profissões, realizada pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). No estande da UEPG, alunos de Ensino Médio e Fundamental puderam conhecer mais sobre a instituição, sobre alguns cursos, além de ter contato com a Biblioteca da UEPG, as Pró-Reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis e o Cursinho Popular do Diretório Central de Estudantes (DCE).

Participaram da feira os cursos de Administração, Administração e Comércio Exterior, Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Software, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Turismo. Como destaca a professora Lígia Paula Couto, pró-reitora de Graduação da UEPG, todos os setores de conhecimento receberam o convite para participar da feira. A pró-reitora conta ainda que a Coordenadoria de Comunicação ficou responsável pela proposta visual do estande e pela montagem, e o curso de Turismo participou de reuniões na ACIPG para auxiliar na organização da feira.

“A Feira é uma oportunidade para a UEPG se aproximar da comunidade externa e dos jovens que estão no Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental II, podendo divulgar suas formas de acesso (PSS, Vestibular), suas políticas de cotas e ações afirmativas, os cursos de graduação, seus projetos e suas mais diversas ações”, diz a professora Lígia. Para ela, o evento oportuniza a troca de experiências entre alunos da graduação e alunos que planejam o ingresso na universidade. “Este momento é muito rico para ambos os lados, uma vez que os graduandos têm a oportunidade de compartilhar suas vivências e conhecimentos sobre seu próprio curso com jovens interessados em estudar a mesma carreira. E esses jovens, por sua vez, têm informações muito atualizadas a respeito dos cursos e podem tirar suas dúvidas com quem está vivendo a UEPG todos os dias”, destaca.

A pró-reitora destaca ainda o esforço da ACIPG, em parceria com o Instituto Mundo Melhor, em trazer alunos da escola pública para a Feira. “Esta ação enriqueceu o espaço, uma vez que pudemos divulgar várias ações que a UEPG realiza para receber alunos da rede pública de ensino”, complementa.

A diretora da Biblioteca Central da UEPG, Eunice Novais, conta que a participação na feira foi gratificante e permitiu a troca de ideias e experiências com o público externo, além de divulgar as atividades realizadas na UEPG. “Este é um momento oportuno para divulgação de nossos serviços para a comunidade externa”, ressalta.

O curso de Turismo também participou da organização da Feira, nas reuniões preliminares e na dinâmica das atividades. Como conta a professora Larissa Mongruel Martins de Lara, os acadêmicos de turismo ficaram responsáveis pela recepção das escolas visitantes e encaminhamento até o Centro de Convenções. “Além disso, demos algumas sugestões de maneiras de deixar a feira mais dinâmica, para fazer que esses alunos tenham interesse de conhecer diversos cursos, para então decidir que curso farão no vestibular”, conta a professora.

Texto e Fotos: Aline Jasper