UEPG participa como coorganizadora do XI Copene

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, entre os dias 09 e 12 de novembro, o XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (Copene). A temática deste ano será “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e engenhosidades”.

Segundo a Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG, Ione da Silva Jovino, a Universidade Estadual de Ponta Grossa será coorganizadora do evento, com ações específicas para incentivar a participação de professores, pesquisadores, grupos de estudos e alunos. “Além de fomentar a participação dos acadêmicos, a UEPG poderá auxiliar na vinda de convidados para o Congresso”, explica.

Entre os integrantes, estão duas docentes da UEPG que compõem a equipe organizadora, a professora Aparecida de Jesus Ferreira e a professora Ione da Silva Jovino que fazem parte do Núcleo de Relações Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade (Nuregs) da instituição.

O Copene, que está na décima primeira edição, conta com a participação de três instituições para a sua execução, sendo a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, representado pelo Neab/UFPR, na qualidade de promotores do evento, e a Universidade Federal do Paraná, como instituição sede do evento, com os respectivos núcleos de pesquisas relacionados à temática.

O objetivo é constituir um espaço de divulgação, circulação e de promoção da produção científica dos(as) pesquisadores(as) negros(as) e de estudiosos(as) das temáticas vinculadas à população negra, sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora, com vistas aos debates e reflexões acerca da intelectualidade negra nos diferentes campos e áreas do conhecimento científico e do saber, e também sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo e da segregação dos negros e negras nos espaços sociais e na produção acadêmica.

Texto: Vanessa Hrenechen / Fotos: Luciane Navarro