UEPG entrega certificados para rondonistas da Operação Yaguaru

Nesta quinta-feira (27), os docentes e alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o certificado de participação na Operação Yaguaru do Projeto Rondon. As quatro equipes da UEPG foram destinadas aos municípios de Céu Azul, São Pedro do Iguaçu, Braganey e Diamante d’Oeste.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, afirma que os projetos extensionistas são relevantes porque possibilitam o compartilhamento com o público externo do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. “Nós começamos como uma universidade extensionista e é importante que essa tradição da UEPG se mantenha”, enfatiza.

Segundo a acadêmica Elisa Leal dos Santos, do curso de licenciatura em Química, “o Rondon proporciona o contato intenso com a comunidade. Nós trazemos muitas lições de vidas desses momentos. Nós tivemos oficinas destinadas às crianças, aos servidores públicos e professores da cidade”, declara. A acadêmica do curso de Artes Visuais, Ana Maria Pupo, explica que a cidade ficava próxima a tribos indígenas e ao Movimento Sem Terra, ambos visitados pelos rondonistas. “No local nós realizamos oficinas de cerâmicas, pinturas e atividades agrícola, já que o munícipio era bastante rural. Essa experiência proporcionou uma grande troca cultural”, afirma.

Com irreverência, a professora do curso de Geografia Karin Linete Hornes levou para o evento a fantasia do dinossauro utilizada nas palestras. “O projeto Rondon é um projeto de extensão que visa compartilhar o conhecimento da Universidade com a comunidade. Levamos o dinossauro para realizar oficinas ligadas ao tema de geologia, devido a história geológica da área em que nós fomos atuar. O objetivo do boneco era incentivar as crianças a se aprofundarem mais no assunto e adquirirem conhecimentos nessa área”, explica.

Nesta edição, o projeto contemplou 12 cidades do Estado do Paraná com a capacitação dos agentes locais e da comunidade em geral. “Passamos duas semanas desenvolvendo uma série de atividades relacionadas às áreas de extensão Universitária como saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e comunicação social”, conta a Supervisora do projeto de extensão Núcleo Extensionista Rondon, professora Ana Paula Veber.

Sobre o Projeto

Os voluntários foram recepcionados no dia 16 de janeiro no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, onde ficarão instalados até o dia 18 para seguirem aos municípios definidos. A cerimônia de abertura do Projeto aconteceu no dia 17 de janeiro, no Auditório do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e reuniu cerca de 250 Rondonistas, protagonistas da Operação Yaguaru. O evento também contou com a presença de autoridades do Ministério da Defesa, do Governo paranaense, representantes das Forças Armadas, reitores e representantes das instituições de ensino superior e dos municípios contemplados.

O projeto existe desde 1967 e tem como objetivo principal a imersão dos estudantes universitários em municípios de pequeno porte populacional, que tenham o IDH baixo e uma necessidade de melhoria das suas condições de trabalho e de vida. “A ideia é que eles aprimorem o seu desenvolvimento profissional nos municípios, com uma série de propostas de oficinas nas suas áreas de atuação, mas também que exercitem o envolvimento com a comunidade e o trabalho em equipe, habilidades que a extensão Universitária possibilita que eles desenvolvam”, afirma a professora Ana Paula Veber.

Além da participação das IES, o Projeto Rondon contará com as parcerias do Governo Estadual, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado responsável pelo o suporte logístico e pela segurança nas atividades.

Texto: Vanessa Hrenechen | Fotos: Aline Jasper