UEPG e ECEME se unem em encontro de Integração Acadêmica

Na segunda-feira (11) acontece o Encontro de Integração Acadêmica em Defesa entre Universidade Estadual de Ponta Grossa e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no auditório do CIPP, localizado no Campus Uvaranas da UEPG.

O encontro tem como objetivo contribuir para o aprofundamento dos debates acadêmicos sobre Defesa Nacional e Ciências Militares, a partir da agenda de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) e do diálogo institucional entre ECEME, por meio do Instituto Meira Mattos (IMM) e da UEPG.

O evento acontece no período de manhã com mesas temáticas e a tarde com apresentação de artigos. O encontro inicia às 10h com a mesa ‘Agenda de Pesquisa em Defesa’ mediada pelo professor Ricardo Zórtea Vieira (IMM/ECEME).

Na mesa redonda, o professor Hélio Caetano Farias (IMM/ECEME) apresenta “A ECEME, O IMM e a Pesquisa Acadêmica em Defesa”. Os professores da UEPG Almir Nabozny e Edson Belo Souza também compõem a discussão com a apresentação da agenda de pesquisa do PPGEO da UEPG e as pesquisas desenvolvidas sobre geopolíticas.

A segunda mesa temática do período da manhã será ‘Defesa e Sociedade’ e inicia às 10h30 com o professor da ECEME, Ricardo Zortéa, que apresenta ‘A Universidade, a C&T e a Defesa Nacional’.

O evento retorna no período da tarde às 13h30 com a apresentação de pesquisas realizadas por discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares e do PPGEO/UEPG. Serão dois grupos temáticos: “Economia de Defesa e Geopolítica” e “Forças Armadas: Planejamento Estratégico, Crises e Ação Político-institucional”.

A moderação do encontro será feita pelos professores Hélio Farias, Ricardo Zortéa, e o pró-reitor da PROPESP da UEPG, Giovani Favero.