UEPG coordena rede de pesquisa multicêntrica

Aconteceu nesta quarta-feira (08), o lançamento da Pesquisa Multicêntrica que pretende avaliar as condições de biossegurança em odontologia para o enfrentamento da Covid-19. O projeto é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que será o centro coordenador, e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que serão instituições participantes da pesquisa. Também colaboram os pesquisadores da faculdade de Odontologia da universidade de Córdoba, da Argentina.

Participaram do lançamento como convidados o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, que realizou a fala de abertura, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), Aguinaldo Coelho de Farias (CRO-PR), Sandra Silvestre (CRO-SC), Nelson Freitas Eguia (CRO-RS), as Cirurgiões Dentistas das Sesas, Gabriela Pereira Afonso, Mariane Rodrigues de Melo, Fernanda Guglielmi Faustini Sonego, Tatiana Lafin e a representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), Vânia Fontanella.

Segundo a docente da UEPG e pesquisadora Márcia Helena Baldani Pinto, o objetivo da pesquisa é avaliar o trabalho dos dentistas na região sul do Brasil. “Queremos saber se os profissionais estão conseguindo seguir as orientações do Ministério da Saúde e se eles têm acesso a todos os equipamentos de segurança necessários para o exercício da profissão”. A professora explica que a segunda fase do levantamento acontecerá com o retorno das aulas presenciais. “Vamos analisar também como o curso de odontologia irá organizar o atendimento dentro das questões de segurança dos alunos, pacientes e professores e as maiores dificuldades que encontrarão nessa retomada”, conta Márcia.

O docente da UFPR e pesquisador Rafael Gomes Ditterich explica que a realização a pesquisa, responde a uma importante demanda da classe odontológica, que nesse momento de pandemia, foi uma das profissões mais afetadas devido ao contato direto com a cavidade bucal do paciente. “É necessário replanejar todo o processo de trabalho, tanto na iniciativa privada como na pública, bem como no ensino odontológico”, afirma.

Pesquisadores de diferentes grupos e programas de pós-graduação se uniram para elaborar a pesquisa. “Fazem parte do Projeto o Programa de Ciências da Saúde da UEPG, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG; o Programa de Saúde Coletiva da UFPR; o Programa de Políticas Públicas da UFPR; a PROFSAUDE da UFPR; o Programa Saúde Coletiva da UFSC; o curso de Odontologia da UFSC e Programa de Ensino em Saúde da UFRGS”, finaliza o professor Rafael.

Texto: Vanessa Hrenechen            Foto: Manoelito Ferreira Junior