Fenata terá teatro infantil com entrada franca

O penúltimo dia da 47ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) segue com peças teatrais para público infantil e adulto. À tarde, a Mostra Infantil tem entrada franca e acontece no Teatro Pax. À noite acontece a Mostra Adulto e a Mostra Telmo Faria, no Cine Teatro Ópera.

Na Mostra Infantil, a peça “Em Busca do Snark Invisível” do Grupo Magnólica Cultural de São Paulo/SP acontece às 15h no Teatro Pax. Inspirado no poema A Caça ao Snark do escritor inglês Lewis Carrol, o musical infantil  reflete sobre diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade de cada um. A peça acompanha uma expedição náutica em busca do Snark, uma criatura difícil de definir, mas com características peculiares: meio caracol, meio cobra, meio tubarão. Cantando e interagindo com o público, os personagens vão embarcar nessa jornada de descobertas sobre o mundo e sobre eles próprios.

O último espetáculo da mostra competitiva adulta no sábado (26) será “A Receita”, do Núcleo de Artes Cênicas SESI de São José dos Campos/SP, às 20h no Cine Teatro Ópera. O enredo da história tem como base o texto de Jorge Andrade, de 1968, e apresenta uma família que sofre ao ter o filho mais velho com a perna gangrenando. Ao recorrer a cuidados médicos, a família deposita todas as suas esperanças em um médico recém-formado, que sofre um grande choque cultural ao ver que não é só o filho que se encontra degenerado, mas todos.

Uma das principais questões que permeiam a apresentação é o modo pelo qual a medicina trata a doença, numa discussão da função social do conhecimento e da exploração do ser humano pelo ser humano.

A última apresentação da Mostra Telmo Faria deste sábado (26) será “Sertão Hamlet”, do grupo Sertão Teatro Infinito de Goiânia/GO, às 22h no Auditório B do Cine Teatro Ópera. O espetáculo é o resultado de uma longa vivência e extensa pesquisa no sertão do Cariri-CE. Tendo como ponto de partida o personagem clássico “Hamlet” de Shakespeare e o mito de “Lampião”, o Virgulino Ferreira da Silva.

Um personagem fictício e o outro real, mitos, em comum a vingança, ambos tiveram o pai assassinado. Pretexto para trazer a cena pessoas do dia a dia, como Edilânia, moça simples que sonha com o amor perfeito e denuncia a violência contra mulher, fato grave e recorrente na região do Cariri-CE e todo Brasil, Beata Luiza, símbolo da religiosidade do sertão, Juvêncio contador de cordel e o próprio ator Guido personagem de si mesmo.

As apresentações da Mostra Infantil e Telmo Faria são gratuitas. Os ingressos da Mostra Adulta custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada e estão a venda na sede da PROEX e no Cine Teatro Ópera. O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo.