UEPG finaliza transferência de serviços materno-infantis do HU para Humai

Na sexta-feira (11), a Universidade Estadual de Ponta Grossa finalizou a transferência das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do Hospital Universitário da UEPG para o Hospital Universitário Materno Infantil (Humai-UEPG), nas dependências do Hospital da Criança. Essa é a última etapa da reestruturação do Humai, que é administrado pelo HU-UEPG.

A mudança das UTIs finaliza o processo de transformação em Hospital Materno Infantil. Foram transferidos os setores de Maternidade, Clínica Cirúrgica Pediátrica, Berçário e, agora, as UTIs Neonatal e Pediátrica. “Com muito cuidado e planejamento, as crianças serão acolhidas num espaço todo especial e num hospital voltado para atendimento de crianças em situações clínicas e cirúrgicas”, comemora a diretora geral do Hospital Universitário, Luciane Cabral.

“Com a transferência das UTIs neonatal e pediátrica para o Hospital Materno Infantil, finalizamos com sucesso e segurança a implantação do hospital”, aponta o vice-reitor da UEPG Everson Krum, representante da Universidade no convênio do Humai. O hospital continua com os atendimentos de Pronto Atendimento Infantil e passa a realizar cirurgias de emergência e a atender recém-nascidos, gestantes e puérperas. “É um hospital que será referência para assistência e ensino na área da Saúde”, adiciona Krum.

A transferência contou com o apoio do Samu e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública da Prefeitura de Ponta Grossa, para garantir que a realocação dos pacientes e dos equipamentos fosse realizada com agilidade e segurança. 

“A transferência dos serviços materno-infantis é um marco na história da região”, enfatiza a diretora de enfermagem, Simone Hanke. Ela comemora o comprometimento das equipes dos hospitais, que viabilizaram a transposição dos serviços. “Um desafio proposto e aceito por todas as equipes, que não mediram esforços para fazer o melhor pelos nossos pacientes. É um grande orgulho fazer parte de uma equipe tão competente e comprometida”, enaltece.

O convênio de transferência, firmado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, cede a gestão administrativa dos serviços do Hospital da Criança para o Hospital Universitário da UEPG. Profissionais do HU passam a complementar a atuação no Humai, que agora centraliza o atendimento materno-infantil. O convênio também possibilitou a abertura de novos leitos clínicos para tratamento de pacientes de Covid-19 no HU-UEPG.

 

Texto: William Clarindo e Aline Jasper | Fotos: Vanessa Hrenechen