Teatro de Formas Animadas abre programação do 47º Fenata

O Festival Nacional de Teatro (Fenata) da Universidade Estadual de Ponta Grossa traz uma nova linguagem teatral para a abertura da programação da 47ª edição do evento. Na terça-feira, 22 de outubro, o espetáculo ‘Translúcido’, uma montagem da Companhia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), será o primeiro a ser encenado no Festival. A abertura será às 20h, no Teatro Ópera.

A produção utiliza materiais opacos, transparentes ou translúcidos na composição de Teatro Visual, uma linguagem que mistura teatro e artes visuais, colocando em cena diversos elementos conjugados no mesmo nível de existência poética: marionetes, objetos, cenário e atores. Para Sandra Borsoi, coordenadora do Festival, Translúcido é “uma provocação dramática visual, que aborda de forma lúdica o cotidiano, que se constrói a partir de cada espectador”, conclui.

A escolha do espetáculo de abertura aconteceu durante a curadoria. De acordo com a organização do Festival, a montagem se destacou pela exploração teatral. “A coordenação geral e a curadoria, com olhar crítico e afetuoso, selecionaram uma verdadeira obra de arte viva”, diz Borsoi. “Este espetáculo tem o intuito de ampliar o nosso olhar sobre novas e múltiplas possibilidades de leituras e linguagens diante da vida”, conclui a coordenadora.

O Festival acontece de 22 a 27 de outubro em diversos espaços da cidade. São 99 espetáculos distribuídos em seis mostras. As peças da Mostra Infantil e Mostra Campos Gerais, que acontecem no Cine Teatro Pax e Escola Ceci, são gratuitas. Para participar e levar estudantes, escolas públicas e particulares podem se inscrever pelo site www.uepg.br/fenata.

Ingressos

Os ingressos serão vendidos a R$ 27,00 pelo site http://yoingressos.com.br e a R$20,00 na Proex. “Os ingressos na Proex podem ser adquiridos a um valor menor porque há o desconto do imposto da compra online. Enfatizamos que na Proex a compra é somente em dinheiro”, destaca a organização do evento. As mostras de Teatro Infantil e Campos Gerais, que acontecem no período da tarde no Teatro Pax, são gratuitas. Para levar estudantes, as escolas públicas ou particulares devem se inscrever no site do evento www.uepg.br/fenata.

Encerramento

Em ‘Processo de Conscerto do Desejo’, Matheus Nachtergaele encena uma homenagem poética à mãe Maria Cecília Nachtergaele. No palco, o ator é acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Rafael Belo, no violino. O repertório musical dá o tom do espetáculo, que já circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil.

99 espetáculos

Os espetáculos que integram seis mostras do Festival foram escolhidos entre 159 companhias de 13 estados brasileiros. A categoria Telmo Faria reúne quatro peças. A Mostra Adulto tem seis, contando com as peças de abertura e encerramento. A Mostra Campos Gerais, Teatro de Rua e Mostra Infantil exibem três espetáculos cada. A programação completa está disponível no site do festival no www.uepg.br/fenata.