Hackathon Agro incentiva jovens empreendedores a criar soluções para o agronegócio

Entre os dias 23 e 25 de outubro, acontece o 1º Hackathon Agro, uma maratona que reúne jovens programadores, desenvolvedores, designers, e profissionais de negócios para desenvolvimento de soluções tecnológicas e produtos inovadores para o setor do Agronegócio.

O Hackthon acontece no Centro de Eventos e integra a programação da 32ª edição da Feira Paraná, que após 20 anos sem ser realizada, retorna em 2019 com o objetivo de colocar Ponta Grossa em destaque no agronegócio paranaense.

Durante a Feira Paraná centenas de empresas de tecnologia, agronegócio, comércio e serviços, estarão presentes nas atividades desenvolvidas no Pavilhão Agrotech, que pretende promover palestras e sediar a edição do Hackathon Agro com foco no futuro do agronegócio.

A coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura de Ponta Grossa, Tonia Mansani, destaca que o Agronegócio é um setor que tende a crescer muito na região. “O agronegócio é um dos mercados que mais crescem e uma grande tendência é a questão de inovação para o Agro. É uma oportunidade ímpar para os alunos das diversas áreas ter um contato com toda a cadeia de investidores, e principalmente testar ideias e propor novas soluções. O mercado tende a procurar por esses empreendedores”, explica.

O Hackathon Agro visa garantir aos participantes conteúdos especializados, conexão com mentores, integração com programas públicos e privados de fomento, contato com empresas do setor e visibilidade das startups. Haverá premiação em dinheiro para os três projetos que melhor resolverem as problemáticas apresentadas – R$ 5 mil (primeiro), R$ 3 mil (segundo) e R$ 1 mil (terceiro).

Resultado de imagem para tonia mansaniTonia Mansani enfatiza que a ocasião é uma oportunidade única para os estudantes testarem suas ideias inovadoras e criarem redes de contato com o mercado.

“No hackathon há a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula em prática, e também verificar se os estudantes possuem as habilidades que o mercado está buscando, como proatividade, trabalhar em grupo sob pressão, entre outros. O empreendedorismo inovador é pré-requisito para qualquer ocupação no mercado. Sem contar que a ocasião é uma ótima oportunidade de networking e validação de ideias”, declara.

As inscrições do Hackthon Agro seguem abertas até o próximo dia 16 de outubro e podem participar equipes de até cinco integrantes. Cada participante deverá levar seus próprios equipamentos nos dias das atividades para desenvolver e apresentar as soluções. A estrutura no local contará com rede wi-fi e energia elétrica.

A taxa de inscrição por equipe é de R$ 50 e podem ser feitas através do site: https://www.sympla.com.br/hackathon-agro—feira-parana__642801. O regulamento completo está disponível no link da inscrição.

Foto: Aline Jasper