Site “UEPG contra o Coronavírus” reúne Programa de Voluntariado e Central de Doações

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lançou na tarde o portal “UEPG contra o Coronavírus”. O www.uepg.br/covid19 reúne as ações da instituição no enfrentamento à pandemia. O lançamento do Projeto de Voluntariado Extensionista e a Central de Doações estão entre as novidades do portal.

No edital de voluntariado, a UEPG convida professores e alunos a integrarem o Plano Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus, coordenado na UEPG pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais. As inscrições podem ser realizadas até 29 de março pelo http://www2.uepg.br/covid19. Os voluntários atuarão em centrais de informações para esclarecimento de dúvidas e orientações relacionadas à prevenção, cuidados e combate à Pandemia.

Em outra frente, os voluntários trabalharão no monitoramento da entrada e da saída de pessoas nas divisas rodoviárias no Estado do Paraná. Este controle será realizado nos postos de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR). A terceira frente é o atendimento à população em Unidades de Saúde, Hospitais e outros estabelecimentos de saúde, voltada à prestação de orientações, cuidados e combate à Pandemia do novo Coronavírus no Estado do Paraná.

Para participar, tanto professores quanto alunos devem ter idade entre 18 e 59 anos; ter boas condições de saúde; não estar incluído em grupos de riscos afetados pelo COVID-19; Os professores devem ter experiência em atividades de saúde e/ou extensão universitária; ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; Os alunos devem estar matriculados a partir do 2º ano em cursos de graduação da área da saúde ou nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado ou doutorado) na área da saúde.

Os participantes devem ter disponibilidade de, no mínimo, 10 (dez) horas semanais para desempenhar atividades de apoio às ações desenvolvidas pela UEPG no combate ao Covid-19. A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, reforça que “a ideia do edital e incentivar docentes e discentes em ações de enfrentamento ao Covid 19 no âmbito da UEPG em atendimento ao Edital da FA/ SETI”.

Edital Fundação Araucária

A Universidade Estadual de Ponta Grossa vai coordenar os polos Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá do “Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus”. O edital da Fundação Araucária, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), selecionará profissionais das áreas da saúde e estudantes para atuarem em Curitiba, Paranaguá, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Foz do Iguaçu e Paranaguá.

As inscrições podem ser feitas no http://setipr.net.br/covid19/ e o edital completo está disponível no link https://bit.ly/3ddNojz.

Doações

O reitor Miguel Sanches Neto ressalta que a comunidade ponta-grossense é muito solidária. “Temos recebido muitas pessoas interessadas em realizar doações para a UEPG. O site torna o processo mais organizado e ágil, além de facilitar a entrega e a distribuição das doações em diferentes frentes de trabalho”.

No site, é possível se inscrever para realizar doações para a UEPG e para o Hospital Universitário. Pessoas físicas e empresas podem participar. No formulário, o interessado poderá optar por doação anônima ou identificada de: dinheiro para concessão de auxílios emergenciais transporte e alimentação; produtos de higiene para o HU; alimentos para o HU; cestas básicas para estudantes em situação de insegurança alimentar; equipamentos de Proteção Individual para o HU (como máscaras e aventais); equipamentos para o HU; produção de álcool em gel; doação de embalagens descartáveis para marmita, garfos e facas descartáveis;