Live de Serviço Social discute atendimento da pessoa idosa

O Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI), o Colegiado e o Departamento de Serviço Social realizam nesta quarta (22) o painel virtual “A velhice em pauta: o atendimento à pessoa idosa em ILPI” (Instituições de Longa Permanência). A transmissão acontece às 17h30.

A live é a segunda edição do painel “A velhice em pauta”, que foi iniciado em junho. “Queremos continuar as discussões sobre a terceira idade e ampliar o debate sobre a institucionalização e o atendimento à pessoa idosa em Instituições de Longa Permanência”, complementa a professora Maria Iolanda, vice-coordenadora do Curso de Serviço Social.

Além de servir como formação complementar ofertada pelo curso de Serviço Social, a atividade integra as ações do projeto de extensão NASJEPI, que debate sobre a pessoa idosa. “Considerando o aumento da população idosa, a crescente institucionalização e a invisibilidade das pessoas idosas institucionalizadas, esse é um tema relevante à formação profissional não só de serviço social, mas também com outras áreas desse atendimento, como gestores, conselheiros, dirigentes de ILPI, público em geral e, claro, pessoas idosas”, explica Maria Iolanda.

O painel será composto pela Drª Karla Cristina Giacomin, médica geriatra, consultora da OMS para políticas públicas e envelhecimento; coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI  e ex-presidente do Conselho Nacional de Direitos do Idoso (CNDI); pela Srª Maria Goretti David Lopes, enfermeira, Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da SESA/PR e Especialista em Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde; pela Me. Adriana Santos de Oliveira, coordenadora da Política da Pessoa Idosa na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF-PR), vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso – CEDI/PR e integrante do Comitê de Operações Emergenciais de enfrentamento à COVID-19 (COE/SESA) e da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI da Região Sul; e pelo Sr. Armando Madalosso Vieira, diretor-administrativo do Lar das Vovozinhas Balbina Branco, conselheiro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e diretor-financeiro da Associação das Entidades Assistenciais de Ponta Grossa.

A apresentação do evento fica a cargo da professora Maria Iolanda e a mediação será realizada pela professora Ana Paula Veber, coordenadora do Curso de Farmácia. O painel pode ser acompanhado pelo Youtube, na quarta (22) a partir das 17h30.

Texto: William Clarindo | Foto: Luciane Navarro