Servidor da UEPG vence corrida no Campus Uvaranas

O ano de 2022 foi repleto de vitórias para o servidor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, José Claudinei de Arruda. Ele participou de vinte e uma corridas, chegando ao pódio de dezenove delas e levando o ouro em outras treze. Para fechar com chave de ouro, ele foi vencedor na Corrida Circuito Ponta Grossa – 4ª Etapa, que ocorreu no Campus Uvaranas no último domingo (18).

“Aos 53 anos, posso dizer que estou no auge da minha carreira de atleta amador”, garante Arruda, que conquistou neste fim de semana o primeiro lugar na modalidade 10 km da competição, na faixa etária 50-54 anos, corrida que é organizada pela Muraro Eventos Esportivos. Sob o número 1047, ele percorreu o Campus em 43 minutos, em um ritmo de 14 quilômetros por hora. “Foram quatro etapas do Circuito Ponta Grossa e eu ganhei em todas elas. Sou o terror dos meus adversários”, brinca o atleta.

“Muito mais do que uma corrida, cada uma dessas etapas representa um evento, um encontro com amigos”, diz. São oito anos de corridas. Nesse período, Arruda participou de várias competições e acumula medalhas e troféus, mas a principal recompensa vem da sensação única de correr: “Nem o cansaço, nem as dores no corpo se comparam à sensação de liberdade enquanto corro com o vento no rosto”.

Além das corridas realizadas neste ano em Ponta Grossa, Arruda também participou dos desafios virtuais, um formato em que o atleta se inscreve para determinada distância e corre sozinho, num percurso adequado, comprovando via aplicativo de rastreamento de corridas. Depois, a medalha vem pelo correio. “Este formato foi amplamente divulgado durante a pandemia, quando eventos públicos não eram permitidos”, explica. “Graças a isso, consegui 2 recordes pessoais em 2020, atingindo o tempo de 19 minutos e 29 segundos com ritmo médio de 3 minutos e 53 segundos por quilômetro na 5km; e 40 minutos e 59 segundos com ritmo médio de 4 minutos e 5 segundos por quilômetro na 10km”.

Servidor da Diretoria de Materiais e Patrimônio da Pró-Reitoria de Administração (Dimapa-Proad) há 31 anos, Arruda comenta que o preparo para as corridas começa na ida diária de sua casa, no bairro Órfãs, ao trabalho, no Campus Uvaranas. “Tudo começou em um dia que eu cansei de esperar o ônibus e resolvi voltar a pé para casa. Desde então, decidi me dedicar à caminhada sempre que posso”, comenta o maratonista. Três vezes por semana, o treino é de corrida; e nos demais dias, Arruda faz a caminhada para o trabalho. “Gosto de treinar pela manhã, porque dá um ânimo para meu dia”.

“Eu sempre digo que metade da corrida é mental, metade é física, havendo todo um preparo antes de chegar até a largada”, conta. A metodologia de treinamento que ele utiliza considera dois estágios de desenvolvimento para se tornar um corredor. O primeiro são os quatro D’s: Desejo (você precisa querer); Dedicação (sem esforço, não há conquista); Disciplina (a base para qualquer projeto); e Desempenho (graças às metas anteriores, você chega lá). Em seguida, a busca é pelos quatro R’s: Resistência (aguentar correr a distância almejada); Ritmo (o segredo dos grandes atletas é manter o mesmo compasso do início ao fim da prova); Rapidez (o treino deve ser progressivo); e Resultado (chegar ao pódio e se manter lá).

Ele comenta que parte do seu treinamento acontece dentro do campus Uvaranas, na pista de atletismo do Bloco de Educação Física. “Além da pista ser ótima, o Campus é o local ideal para a realização de diferentes atividades físicas”, declara o servidor.

“Aqui é minha casa, onde eu treino e me sinto acolhido. É uma honra competir e conquistar mais uma vitória aqui”, afirma, emocionado por ter vencido a corrida na UEPG. “Desde que comecei a percorrer os corredores da UEPG – como acadêmico e estagiário em 1988 – até os dias de hoje como servidor, eu sempre recebi incentivo e apoio dos amigos antigos e novos, porque somos uma família. Quando eu deixar o campo de jogo, sei que terá valido a pena para ambos os lados. O futuro está à sua frente, e você escolhe como quer chegar lá”.

Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Aline Jasper e arquivo pessoal de José Claudinei de Arruda