Semana Pedagógica começa nesta quarta-feira

As atividades da Semana Pedagógica 2020 iniciam nesta quarta-feira (05) e seguem até 07 de fevereiro. Segundo a pró-reitora de graduação, Ligia Paula Couto, neste ano, em específico, a Semana Pedagógica foi construída a partir de reflexões e discussões da Prograd com a coordenações de curso e de NDE  e Prae ao longo do ano letivo de 2019.

“A escolha dos temas está relacionada a aspectos que podem nos auxiliar a melhorar o atendimento de demandas urgentes a nossa graduação: procedimentos e metodologias de planejamento dos cursos, atualização das páginas dos colegiados, processos de ensino/aprendizagem na contemporaneidade e combate à evasão. A expectativa é que, ainda, os cursos promovam no dia 07 de fevereiro as suas respectivas áreas, debates e proposições pedagógicas para o ano de 2020”, explica Ligia.

Acompanhe a programação completa:

05/02 – Promovido pelo Programa DES em parceria com a Prograd.

Título: Elementos essenciais na ação de planejar na docência universitária.
Temas: Programa da disciplina: objetivos, organização do conteúdo, metodologia e sistema de avaliação.

Público-alvo: Professores(as) colaboradores(as). Assim como alunos(as) da pós-graduação.

Local: Auditório do Centro Integrar.

Horário: das 8h30 às 11h30.

05/02 – Promovido por Prograd em parceria com o NTI.

Título: Atualização das páginas dos colegiados.

Público-alvo: Coordenações de cursos presenciais e suas equipes.

Local: Laboratório de informática do Centro Integrar.

Horários:

das 13h30 às 14h30 – Cursos do SCATE (7 cursos), CIÊNCIAS JURÍDICAS (1 curso) e SEXATAS (2 cursos: licenciatura e bacharelado em matemática).

das 14h30 às 15h30 – Cursos do SEBISA (8 cursos) e SEXATAS (2 cursos: licenciatura e bacharelado em geografia).

das 15h30 às 16h30 – Cursos do SECISA (8 cursos) e SEXATAS (2 cursos: licenciatura e bacharelado em física).

das 16h30 às 17h30 – Cursos do SECIHLA (8 cursos) e SEXATAS (2 cursos: licenciatura em química e bacharelado em química tecnológica).

06/02 – Promovido por Prae em parceria com a Prograd.

Título: “Ensino e Aprendizagem: qual o compromisso do professor na contemporaneidade?” com Ana Lígia Bragueto Costa.

Público-alvo: Coordenações de curso e NDE e demais professores(as).

Horário: das 9h às 11h.

(A palestrante Bruna Woinorvski de Miranda, anunciada em programação anterior, não poderá comparecer).

06/02 – Promovido por PROGRAD.

Título: “Projeto Institucional anti-evasão”.

Público-alvo: Coordenações de curso e NDE e demais professores(as).

Local: Auditório do Centro Integrar.

07/02 – Dia Pedagógico nos cursos.

Cada curso poderá organizar o trabalho pedagógico com suas respectivas equipes, considerando suas necessidades específicas. A Prograd também enviará alguns pontos referentes ao início de ano letivo para os cursos compartilharem com docentes e organizarem o planejamento do ano letivo.