Museus da UEPG participam de Semana Nacional com atividades para a comunidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integra a 22ª edição da Semana Nacional dos Museus. Neste ano, os Museus Campos Gerais (MCG) e de Ciências Naturais (MCN) programaram atividades gratuitas para todas as idades, como palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas mediadas, de 13 a 17 de maio.

A Semana é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, em 2024, o tema escolhido é ‘Museus, Educação e Pesquisa’. “A Semana Nacional dos Museus é um evento muito importante para o Museu de Ciências Naturais, porque mostra amplamente para a população o que é nós estamos produzindo, quais são as atividades que o Museu tem participado, e o nosso objetivo é alcançar a população com o conteúdo que apresentamos”, destaca o diretor do MCN, professor Antonio Liccardo.

O evento aproxima a comunidade da instituição, além de consolidar o Museu como um um divulgador de ciência, segundo Liccardo. “Registramos uma taxa de sucesso e uma boa adesão de público, então acredito que estamos cumprindo o papel de aproximação com a comunidade e de democratizar a informação científica. Esperamos que esse ano seja um sucesso como nos anos anteriores”, completa.

Para o diretor de acervos e pesquisa e coordenador do evento no MCG, professor Robson Laverdi, a Semana é um momento importante para reunir temas, discussões e articulações com atores que estão mergulhados no universo dos museus e das práticas patrimoniais. “Essa atividade, além de fazer essa conexão com as instituições, ela também visa a aproximação do Museu com a comunidade. É como uma maneira da gente tornar o MCG cada vez mais socialmente referenciado”, explica.

Sem a comunidade, os Museus não têm razão de existir. “Sem essa referência, os Museus tendem a se transformar em espaços esvaziados. O Museu Campos Gerais trabalha na organização da Semana Nacional dos Museus com uma programação local, justamente porque entende que esse é um bom momento de fazer essa aproximação com a comunidade e todos estão convidados”.

Museu de Ciências Naturais

O evento inicia dia 13, no MCN, das 09h às 12h, com a oficina ‘Tom da Terra: produção e aplicação de tinta de solos’. Os palestrantes irão tratar do processo de produção de tintas a partir de solos de Ponta Grossa. Às 14h, em 14 de maio, acontece a oficina ‘Conhecendo as serpentes’, em que os visitantes poderão conhecer diferentes espécies de serpentes, peçonhentas e não peçonhentas. No dia 15 de maio, a partir das 18h30, acontece a visita mediada, chamada ‘Uma noite no Museu de Ciências Naturais’, para escolas, familiares e comunidade acadêmica.

Duas oficinas acontecerão em 16 de maio no MCN. A primeira inicia às 09h, chamada ‘Arqueólogo por um dia’, em que os participantes serão arqueólogos em uma escavação simulada, que permitirá o entendimento de parte do trabalho de pesquisa. A partir das 14h, a oficina ‘Paleontologia na prática: simulando o processo de fossilização’ tratará dos conceitos da paleontologia e da fossilização. As oficinas de 17 de maio serão sobres os temas ‘Pérola: Nossa Origem, Distribuição e Utilização na Sociedade’, às 08h30, sobre diversidade de espécies que produzem pérolas. Às 17h, terá ‘Reconhecimento Básico de Minerais’, com o de objetivo proporcionar uma familiarização com as propriedades dos minerais. Interessados em realizar as atividades no MCN podem se inscrever pelo formulário aqui.

Museu Campos Gerais

As atividades programadas para o MCG irão ocorrer entre 14 e 16, de forma presencial, no Auditório do Edifício Histórico, e online pelo YouTube. Para conferir das atividades e receber o certificado de participação, é necessário se inscrever por meio do formulário disponível no link aqui. A abertura será às 19h do dia 14, com a palestra ‘Coordenação do patrimônio cultural: cartilha de orientação’, com Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural. Dois eventos marcam o dia 15 no MCG: mesa-redonda ‘Gênero e Moda nos Museus: ensino e pesquisa’, às 14h; e a palestra ‘Políticas culturais da biblioteca pública do Paraná’, a partir das 19h, com Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. O evento encerra em 16 de maio com a mesa-redonda ‘O museu como brilho de esperançar: por uma epistemologia da educação museal’, às 14h; e a palestra ‘Conectando memória e inovação: inteligência artificial nos museus e centros de documentação: apresentando o Napi (Seti/Fundação Araucária)’, às 19h.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Aline Jasper