Pesquisadoras da UEPG desenvolvem projeto de participação democrática em CMEI

Compartilhe

O projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos das Crianças, Cultura e Educação (Geice), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), está transformando o aprendizado de crianças da região. Em abril, oito alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Elisiane do Rocio Hilgemberg Manys fizeram posse de seus cargos de representantes no Conselho Participativo Infantil (Copin).

O projeto é desenvolvido pela professora Letícia de Fátima Macedo Cabral, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGecem), em parceria com a professora Gisele Camargo, do Departamento de Pedagogia da UEPG e líder do Geice. A professora coordena a pesquisa “A participação da criança nos processos de tomada de decisões em contextos escolares”, na qual o Copin está inserido e que tem como objetivo analisar a participação da criança nos processos de tomada de decisões, em instituições de ensino de Ponta Grossa.

O projeto está em execução desde 2023, e tanto o Copin quanto a pesquisa emergiram dos estudos realizados no Geice, com foco em promover o protagonismo das crianças no cenário social de forma democrática, pela legitimação de suas vozes, verbais e não verbais. A ideia surgiu no Dia das Crianças (12 de outubro), em que os alunos foram consultados a respeito do que gostariam de comer, quais seriam as brincadeiras e em que momento aconteceriam as atividades. Através do diálogo as crianças deram suas opiniões e preferências, montando a festa conforme queriam. O resultado positivo e receptividade das crianças foram o pontapé inicial para o projeto.

“Naquele momento aconteceu a primeira decisão do Copin, com a participação de todos. Quando as crianças são ouvidas, elas aprendem que aquilo que falam e fazem impactam nas decisões para si e para os outros”, explica Gisele Camargo. O projeto prosseguirá para outras frentes, permitindo que as crianças participem de decisões dentro do CMEI, de reuniões de pais e professores, e opinem em atividades e brincadeiras. O objetivo da iniciativa é em ensinar às crianças que elas tem poder de decisão. A ultima atividade do projeto foi a eleição para escolher seus representantes, que resultou na eleição de semana passada.

Texto: Amanda Santos, com apoio de Gabriel Miguel | Foto: Arquivo pessoal


Compartilhe

 

Skip to content