Sandro Alex anuncia R$1 milhão para Incubadora Tecnológica UEPG, UTFPR e IF

Nesta quarta-feira (23), durante solenidade com presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o deputado federal Sandro Alex anunciou R$1 milhão do orçamento 2020 para as obras da Incubadora Tecnológica, que envolverá a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) , a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal. A Incubadora integrará a estrutura do Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim.

O anúncio da verba ocorreu durante o evento em que a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa inaugurou o espaço destinado ao Parque. O deputado explicou que o recurso de R$1 milhão é parte dos R$2 milhões necessários à Incubadora. “Este é o início de um processo de construção do Parque, que terá empresas, mas que necessita de uma incubadora. A referência do Parque são as instituições. Ele nasce grande porque tem a UEPG, a UTFPR e o Instituto Federal, outra grande conquista que estamos construindo”, disse o deputado.

O governador Ratinho Massa Júnior ressaltou no seu discurso que a inovação e tecnologia são os pilares para que o Paraná se torne o novo Vale do Silício. Tanto o Prefeito Marcelo Rangel quanto o deputado federal Sandro Alex salientaram a importância da Universidade Estadual de Ponta Grossa e citaram que a instituição é  reconhecida e ranqueada pela Times High Education como uma das melhores do mundo.

O vice-reitor Everson Krum afirma que o recurso é decisivo para que a Incubadora se torne realidade. “A Incubadora será um espaço decisivo para que a inovação que hoje está dentro das universidades esteja mais próxima do mercado e da indústria”, diz. Para ele, esta proximidade será física mas também cultural. “Este empreendimento vai romper barreiras culturais. Aproximará instituições públicas, iniciativa privada e tornará o processo de inovação mais ágil”, diz o vice-reitor.

Everson Krum destaca a importância do professor que empresta seu nome ao Parque. “Sérgio Escorsim graduou-se Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1975) e foi nosso professor no curso de Administração”, diz. “A família do professor falecido, representada pela esposa e filho, estava maior hoje porque ele também fazia parte da família UEPG”, diz.

Sobre o Parque

O Parque Ecotecnológico funcionará em uma área de 736 mil m², destas, 351 mil² destinados para a instalação de incubadoras tecnológicas em um único espaço, permitindo com que setores de tecnologia e pesquisa atuem resultando em novos investimentos no município e geração de empregos. A entrega das benfeitorias da região do Parque, o que permite ao Conselho de Desenvolvimento do Parque Eco Tecnológico (Condeparque) o encaminhamento da análise de protocolos de intenções para o uso de áreas no local.

O governador afirmou que o espaço vai contribuir para fortalecer a inovação no Paraná. “É um momento único para o fortalecimento dos parques no Paraná. O Estado está se transformando em um grande polo de tecnologia e startups”, afirmou Ratinho Junior. “Ponta Grossa, com o volume de indústrias e de investimentos que recebe, merece uma estrutura como essa, que une a academia a empresas e boas iniciativas na área de tecnologia”, salientou.

O espaço, e outros 17 parques tecnológicos que compõem o ecossistema de inovação do Paraná, foram credenciados pelo Governo do Estado na semana passada.