Residentes do HU realizam capacitação de primeiros socorros na Fazenda Escola

Um grupo de enfermeiros e fisioterapeutas residentes dos programas de Urgência e Emergência, Saúde do Idoso e Intensivismo do Hospital Universitário da UEPG realizaram um treinamento de primeiros socorros para funcionários da Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) na sexta (01). Foram abordados procedimentos básicos para o atendimento inicial em situações de emergência, como desmaios, fraturas, engasgos e paradas cardiorrespiratórias.

Maria Marta Loddi, administradora da Fazenda Escola, conta que o curso atende a uma demanda importante da fazenda. “Como ficamos longe da área urbana e os servidores estão sujeitos a serviços pesados e a animais peçonhentos, é importante que a equipe esteja apta a fazer o primeiro atendimento corretamente”, aponta. O treinamento terá ainda uma segunda etapa, para abranger mais servidores, tanto do corpo administrativo quanto de campo.

“São ensinadas manobras simples de primeiros socorros que todas as pessoas deveriam conhecer, pois diante de situações de emergência, saber executar estas manobras pode fazer a diferença entre a pessoa enferma sobreviver ou não”, destaca Melina Lopes Lima, coordenadora do projeto. A enfermeira destaca ainda a importância dessas atividades para a formação dos residentes em saúde, além da devolutiva que realizam para a comunidade. “De acordo com a pirâmide de aprendizado, ensinar é a forma mais eficaz para aprender, logo, estes alunos jamais esquecerão os conteúdos abordados nos treinamentos”, aponta.

A atividade faz parte de um projeto que leva informações sobre primeiros socorros a escolas e outros locais públicos. Caso haja interesse em levar o treinamento para escolas públicas, é só entrar em contato com Melina, no (42) 3311 8372.

Texto e fotos: Aline Jasper