Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade firma parceria com Juizado de Ponta Grossa

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, através da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, iniciou em outubro uma parceria com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e anexos da Comarca de Ponta Grossa/PR. A ação ocorreu com base em levantamento realizado pelo Juízo de que a maioria das vítimas de feminicídio em Ponta Grossa se tratavam de jovens, estudantes universitárias.

Diante disso, o Juizado da Mulher de Ponta Grossa, reconhecido por desenvolver, através do setor de Serviço Social, ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na cidade, trará para a UEPG dois dos seus principais projetos: o “Maria nos Bairros” e o “Papo de Homem”.

Aberta a toda comunidade acadêmica, homens e mulheres poderão se inscrever em uma ou nas duas oficinas que objetivam, através de rodas de conversa, refletir sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), as formas de manifestações da violência contra a mulher e os serviços disponibilizados no município, bem como sobre a masculinidade hegemônica, papéis sociais e os padrões de comportamento que, em grande medida, contribuem para os crescentes pedidos de proteção de mulheres na cidade.

A Prof. Silmara Carneiro e Silva, Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da UEPG, destaca a importância deste trabalho para o contexto universitário. Afirma que a Diretoria está compromissada em contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de respeito, tolerância e proteção na UEPG e ressalta que muito há que se avançar nessa matéria, uma vez que estamos num país que ainda mantém padrões conservadores nas relações de gênero. Por isso, as oficinas que serão desenvolvidas em parceria com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é oportuna e trará benefícios para toda a comunidade universitária. A Professora convida todos (as) para refletir sobre o tema e para participarem das oficinas que ofertadas para este mês de novembro de 2019.

Sobre as Oficinas na Universidade

As oficinas reproduzirão as metodologias de trabalho desenvolvidas pelo setor de Serviço Social do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e anexos de Ponta Grossa nos projetos “Maria nos Bairros” e “Papo de Homem”.

O projeto “Maria nos Bairros” foi implantado em 2015 com o intuito de descentralizar os serviços do Poder Judiciário, aproximando-o da população. Através de rodas de conversa desenvolvidas em todas as regiões do município (em especial, naquelas em que há maior incidência de crimes contra a mulher, conforme os dados do referido Juízo), o projeto tem o intuito de levar informação à comunidade sobre a Lei Maria da Penha e sobre os tipos de violência contra a mulher existentes, além dos ambientes da sua manifestação. Contribuindo com o processo de reflexão de homens e mulheres, o projeto também permite o reconhecimento das instituições da cidade que atendem mulheres em situação de violência, tomando as medidas necessárias para a sua proteção e responsabilização do(a) respectivo(a) autor(a).

O projeto “Papo de Homem”, por sua vez, foi lançado em 2019 em parceria com o Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG) e o Operário Esporte Clube – time de futebol profissional de Ponta Grossa. Reconhecendo que, na complexidade existente por detrás da violência contra a mulher, a existência de uma cultura machista (reproduzida não apenas por homens, mas também por mulheres), o projeto vem contribuindo em grande medida para a construção de uma cultura de opressão e violência contra a mulher. Voltado a homens e mulheres e desenvolvido também na forma de rodas de conversa, o “Papo de Homem” visa refletir sobre tais comportamentos e reconstruí-los na perspectiva de uma cultura da paz, o projeto promove rodas de conversa permeadas por reflexões e dados que exprimem a realidade de Ponta Grossa e o cenário nacional.

Link para inscrições:

Oficinas Campus Central