Projeto Cinemas e Temas organiza exibições de filmes na UEPG

Nesta quarta-feira (18) o projeto Cinemas e Temas do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa exibe o filme “E aí, meu Irmão, Cadê Você?”, acompanhado de debate realizado pelos alunos Allan Motta de Lima e Luis Gabriel S. Ferreira. A exibição será às 9h no Pequeno Auditório (Sala B 108) do campus central da UEPG.

A exibição integra o projeto “Literatura Clássica Greco-romana e sua permanência no cinema” no qual estudantes do 3º e 4º ano da graduação de Letras participam estudando o tema dos filmes e realizando debates.

O projeto Cinemas e Temas existe a mais de 6 anos e atualmente conta com 11 extensionistas. A professora Jane Oliveira é quem coordena o projeto e explica como acontece as atividades do grupo: “No primeiro semestre, os alunos estudaram sobre uma área chamada Recepção dos Clássicos e pesquisaram os filmes que poderiam ser considerados recepção. Cada aluno escolheu um e fez uma resenha. Depois eles elegeram 6 filmes que poderiam fazer parte de um evento de extensão e se prepararam para comentar o filme e mediar um debate”, explica.

A professora ressalta também que os filmes selecionados para as exibições do projeto suscitam um debate importante para a formação dos estudantes. A seleção dos filmes conta com longas-metragens produzidos em diferentes países e épocas. “E aí meu irmão, cadê você: também retoma as aventuras de Ulisses da Odisseia, mas de forma cômica. Na próxima semana o filme que exibiremos será Viva, a vida é uma festa: Nesta animação o herói faz o percurso narrativo feito por Ulisses, mas esses passos da aventura são repetidos em muitas outras grandes obras importantes da literatura”, comenta a professora.

As exibições acontecem toda quarta-feira. Confira a programação completa abaixo: