Hospital Universitário realiza curso de Imersão em Medicina Intensiva

No sábado (14), o Centro de Simulação do Hospital Universitário da UEPG (HU-UEPG) realizou o Curso de Imersão em Medicina Intensiva. Os participantes, médicos e estudantes de medicina, passaram por estações práticas, com manequins avançados, com possibilidade de simulação realística de procedimentos ao paciente crítico.

Como conta a enfermeira e instrutora Melina Lopes Lima, o treinamento é importante por fornecer a formação e as certificações necessárias para os médicos plantonistas de UTI, de acordo com a exigência da portaria n°3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Segundo ela, o curso foi muito bem avaliado pelos participantes. “Nas avaliações dos alunos, 100% disseram que recomendariam este curso para outra pessoa”, comemora. O curso possibilitou simular as principais habilidades necessárias para o manejo de um paciente grave.

Os instrutores foram Thomas Dhaese, Maikel Ramthun, Bruno Figueiredo Pançan e Melina Lopes Lima, que abordaram os fundamentos de medicina intensiva, via aérea difícil, ventilação mecânica, suporte do doente neurológico grave, manejo da sepse, taquicardia ventricular, atividade elétrica sem pulso, bradi e taquiarritmias, além de uma estação integradora. “Este ano contou com uma nova estação de punção de acesso venoso central guiado por ultrassom. Todos alunos tiveram a possibilidade de aprender a realizar o ultrassom e a punção guiada. Para finalizar, foi realizada uma estação integradora, onde todos os temas aprendidos foram revisados”, conta Melina.

Para futuros cursos, acompanhe a página de inscrições do Centro de Simulação do HU-UEPG: https://hucursos.apps.uepg.br/

Texto: Aline Jasper | Fotos: Maurício Bollete