Professores e alunos lançam e-book “Manejo da Infecção pelo Novo Coronavírus”

O e-book “Manejo da Infecção pelo Novo Coronavírus: da atenção primária aos serviços hospitalares”, lançado neste mês, está disponível na plataforma da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG). A iniciativa partiu da equipe de professores da UEPG que integra o projeto de enfrentamento do Coronavírus pelo Governo do Estado do Paraná. O livro, que contou com a participação de docentes e alunos da instituição, foi organizado por Carlos Eduardo Coradassi, Fabiana Postiglione Mansani, Felício de Freitas Netto, Gabriela Benassi, Lislei Teresinha Preuss, Pollyanna Kássia de Oliveira Borges e Ricardo Zanetti Gomes.

O primeiro material produzido pelo grupo, “SARS-COV-2 & COVID-19: aspectos fundamentais“, trata dos aspectos fundamentais da doença, explica como o vírus chegou a infectar os seres-humanos, como está atingindo a população, os cuidados básicos e as principais formas de prevenção. Segundo a professora Pollyanna, uma das organizadoras, “o segundo e-book diz respeito aos cuidados necessários com um caso suspeito ou confirmado, desde os serviços de atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde, até os serviços hospitalares. O manual serve para informar a população e também para dar apoio aos profissionais de saúde”, esclarece Pollyanna.

A obra reúne dados relevantes e comprovados cientificamente sobre as possibilidades de tratamento e cuidados necessário com pacientes positivados para a Covid-19. A docente e uma das organizadores do livro, Fabiana Postiglione Mansani, ressalta que “no contexto atual, onde as fake news tomam conta da internet, ganha destaque a disponibilização deste e-book, com linguagem acessível para ser consultado de forma gratuita por toda a comunidade. Lembrando que a prevenção ainda é a melhor forma de combate ao SARS-CoV-2″.

A professora Pollyanna explica que a produção do livro ocorreu graças ao esforço de toda a equipe, com a contribuição dos estudantes que estão trabalhando no Call Center, que ajudaram a produzir os textos sob a orientação e correção dos docentes. “É um trabalho conjunto que envolve os acadêmicos da UEPG e seus professores, cada um escreve um pouco e nós revisamos. Além disso, tivemos também um grande apoio da editora da UEPG, pela professora Beatriz Gomes Nadal, que auxiliou na publicação. A partir do empenho de muitas pessoas, conseguimos um material de confiança, baseado em evidências científicas sobre a doença”, diz.

A equipe está preparando mais dois e-books que serão lançados no próximo mês. “Vamos publicar um sobre sinais e sintomas, abordando os meios de diagnóstico, inclusive, os testes rápidos que estão sendo muito comentados na sociedade. E, também vamos lançar mais um livro sobre manejo de corpos, quando as pessoas falecem por Covid-19, para apoiar os municípios que estão lidando com essa situação. As publicações são uma forma de resposta à população sobre a prevenção da doença e também aos profissionais da saúde que realizam as intervenções”, finaliza Pollyanna.

Texto: Vanessa Hrenechen        Foto: Aline Jasper