Professores debatem “A velhice em pauta” nesta quinta-feira

Em continuidade ao ciclo de lives e às atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, haverá a transmissão do Painel “A velhice em pauta”, nesta quita-feira (25), a partir das 17h30. A atividade é realizada pelo Colegiado do Curso de Serviço Social da UEPG, com o intuito de promover formação complementar aos(às) acadêmicos(as), e pelo Projeto de Extensão do Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI), em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa. (FMS-PG),

De acordo com a professora Maria Iolanda, vice-coordenadora do Curso de Serviço Social, o painel abrange tema relevante à formação e prática profissional, bem como busca sensibilizar a sociedade para a questão da velhice como etapa única e importante do ciclo de vida, que deve ser respeitada nas suas alterações biopsicossociais. “Há uma construção social envolta por mitos e estereótipos que requisita conhecimento e superação dos preconceitos em relação ao envelhecimento. É necessário colocar em prática ações, considerando os aspectos legais para a proteção, promoção e defesa dos direitos das pessoas que envelhecem”, afirma.

Participação

O evento contará com a participação das professoras: Marisa Silvana Zazzetta, docente do Departamento de Gerontologia e do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da  Universidade Federal de São Carlos (UFScar); Rita de Cássia da Silva Oliveira, gerontóloga e coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia e da Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG; Ana Paula Veber, farmacêutica, coordenadora do Curso de Farmácia na UEPG, supervisora de estágio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso (HURCG) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Conselheira do CMDPI/PG pela UEPG; e Adriana Santos de Oliveira Coordenadora da Política da Pessoa Idosa no PR – Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEDI/PR)

A apresentação do evento ficará a cargo da professora Maria Iolanda, vice-coordenadora do Curso de Serviço Social e a mediação será realizada pela professora Ana Paula Moreira, docente do Curso de Serviço Social (UEPG).

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=IGylEmqGGWM

Descrição da foto: Arquivo NASJEPI – Grupos de Convivência Idosos em Ação (SOS) e Viva a Vida (SESC). Tirada por Letícia Dovhy, acadêmica Curso de Jornalismo/Projeto FOCAFOTO – 2018.

Texto: divulgação – colegiado do curso de Serviço Social da UEPG (adaptado por: Vanessa Hrenechen)