Professores de Agronomia lançam livro sobre irrigação

Os professores André Belmont Pereira e Eduardo Augusto Agnellos Barbosa lançaram o boletim técnico científico “Manejo da irrigação via clima na cultura de maça”, publicado pela Editora UEPG. A obra aborda os conceitos básicos utilizados na agricultura irrigada via elementos de clima, bem como explica de forma sucinta as relações hídricas na cultura da macieira. Também são demonstrados os principais sistemas de irrigação, as práticas de manejo e a adoção da irrigação como medida de controle direto de geadas na cultura em estudo.

Dentro das 67 páginas do livro, alguns tópicos trazem os conceitos básicos no planejamento da irrigação, a necessidade hídrica da macieira e como reduzir a dependência das condições climáticas locais. A pesquisa aponta para a contribuição dos fatores ambienteis e fisiológicos sobre o manejo racional da água e a importância da irrigação para a absorção dos nutrientes pelas raízes, o que aumenta o rendimento biológico e diminui os custos de produção de pomares de macieira.

Sobre os autores

André Belmont Pereira é formado pela Universidade Federal de Lavras em Engenharia Agronômica, possui mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi membro do comitê científico PIBIC-UEPG na área de Ciências Agrárias (2007-2008), foi chefe do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da UEPG (2003, 2014-2016) e foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2014-2016), atualmente atua como professor na UEPG.

Eduardo Augusto Agnellos Barbosa é formado pela Universidade em Federal de Lavras em Engenharia Agronômica, mestre em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC, e doutor em Engenharia Agrícola, área de Água e Solo, pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas – FEAGRI/UNICAMP. Atualmente é professor na área de Planejamento e Manejo da Água na Agricultura para o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Texto: Gabriella de Barros  Foto: Vanessa Hrenechen  Revisão: Vanessa Hrenechen