Professoras da UEPG participam da elaboração do Consenso Abeno

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) convocou representantes dos cursos de Odontologia do Brasil para participarem em um grande fórum e grupo de estudo, a partir do qual foi criado o e-book “Consenso Abeno: Biossegurança no ensino odontológico pós-pandemia da Covid-19”. O documento, de extrema importância no retorno das aulas presenciais, normatiza as medidas a serem adotadas nas atividades clínicas dos cursos de odontologia do Brasil.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi representada pelas professoras Luciana Dorochenko Martins, coordenadora do curso de Odontologia, Ana Cláudia Chibinski, do Programa de Pós-graduação em Odontologia e Shelon Cristina Souza Bandeca, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Odontológica e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

As professoras participantes do fórum ressaltaram que o documento da Abeno irá nortear as instituições no retorno às aulas, proporcionando maior segurança no atendimento, mas ressaltam que cada instituição deve elaborar seus próprios protocolos de biossegurança, de acordo com as características estruturais de cada local de trabalho.

A docente Shelon Bandeca ressalta que a recente pandemia de Covid-19 impôs restrições e mudanças significativas no ensino universitário. “Considerando-se o curso de Odontologia, a necessidade de ressignificar o ensino e implantar medidas adicionais de biossegurança apresenta um desafio para todos os cursos em nosso país e no mundo. O intuito do livro é de facilitar esse processo e traçar uma linha guia a partir da qual os cursos poderão se orientar”, explica.

Por essa razão, um e-book com protocolos específicos direcionados ao curso de Odontologia da UEPG está sendo finalizado, considerando as especificidades do espaço físico da instituição. “Certamente o documento da Abeno serviu como base para a confecção do livro de protocolos de biossegurança, mas este e-book leva em consideração as particularidades da nossa instituição e das disciplinas do curso de odontologia da UEPG”, afirmou a professora Luciana Dorochenko.

Texto: divulgação (professora Shelon Bandeca) adaptado por Vanessa Hrenechen