Professoras da UEPG discutem papel protetivo da escola no VII Congresso de Educação

Na terça-feira (12), a professora Cleide Lavoratti do Departamento de Serviço Social integrou a mesa temática “Violência contra crianças e adolescentes: o papel protetivo da escola”, no VII Congresso de Educação de Ponta Grossa: Gestão Democrática e Justiça Social.

Também participaram da discussão a professora doutora Elizabeth Trejos-Castilho da Universidade do Texas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG; a delegada Ana Paula Cunha, da Delegacia Especializada em Crimes contra crianças e adolescentes e a Promotora de Justiça Vanessa Harmuch Perez Erlich, da 14ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa.

O evento que começou no dia 7, segue até o dia 15 de setembro com o tema “Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo”, em homenagem a Paulo Freire, reconhecido como o maior educador brasileiro do século XX, cujo legado em defesa de uma educação crítica e emancipadora é mundialmente conhecido e respeitado.

Segundo Lavoratti, “o objetivo da mesa temática foi discutir com os profissionais da Educação a importância do trabalho interdisciplinar, intersetorial e em rede com as demais políticas públicas, buscando potencializar as ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, afirma.

Durante o encontro, houve a apresentação de estudos sobre o impacto advindo de situações de abuso sexual, violência física e psicológica no desenvolvimento cerebral e cognitivo de crianças e adolescentes. “Além disso, discutimos os desafios para se garantir a proteção integral de crianças em situações de violência, tendo em vista a complexidade de fatores que desencadeiam a violência e as diferentes formas como esse fenômeno se expressa na sociedade”, explica Lavoratti.

Também foram abordados pelos expositores as legislações que norteiam a atuação dos profissionais das políticas públicas na identificação dos casos de violência, na escuta, no acolhimento e no estabelecimento de fluxos de atendimento e responsabilidades.

A atividade aconteceu no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães e contou com a participação de cerca de 250 profissionais da educação do município de Ponta Grossa.