Pró-RH realiza curso de gerenciamento adequado de resíduos químicos

A Pró-reitoria de Recursos Humanos da UEPG realizou de 16 a 18 de setembro, no auditório da NUTEAD – Campus em Uvaranas – o minicurso “Resíduos Químicos em Laboratórios: Como Gerenciar Adequadamente”, destinado a agentes universitários e estagiários lotados em laboratórios que geram resíduos químicos.

Segundo a instrutora do curso e professora do Departamento de Química Dra. Célia Regina Carubelli, “O objetivo é reforçar a adoção de práticas que favoreçam a segurança química”, explica. O curso destinado aos funcionários que trabalham nos laboratórios da UEPG, trouxe as principais informações sobre o tema e os processos existentes no gerenciamento de resíduos.

O conteúdo programático compreendeu os seguintes conteúdos: conceito dos 5R’s; caracterização e classificação de resíduos NBR 10004/2004; fichas de dados de segurança; reagentes com prazo de validade expirado; aspectos de segurança: conceitos de riscos e perigos no manuseio de resíduos; incompatibilidades químicas; segregação; acondicionamento; rotulagem e identificação dos recipientes; armazenamento interno no laboratório; transporte; e procedimentos de emergência.

Conforme a professora, “o gerenciamento nessa área engloba um conjunto de procedimentos necessários para lidar de modo seguro com os resíduos, desde a sua geração até a sua destinação final – passando por etapas como armazenamento, coleta, transporte e tratamento, além de incluir também a elaboração de inventários para controle de estoques passivos ou ativos e ações para a identificação, caracterização, segregação, e transmissão de informações por rótulos”, explica.