Primeira semana da Operação Yaguaru movimenta a população

A primeira semana do Projeto Rondon em Céu Azul foi finalizada com sucesso. Na manhã desta sexta-feira (24), os rondonistas tiveram a oportunidade de realizar mais um dia de Mutirão Ecológico no combate ao mosquito da dengue, que passou novamente pelo centro da cidade. Com a atividade, os voluntários conheceram um pouco mais da realidade local, bem como os costumes e histórias de cada pessoa, através de conversas e troca de experiencias.

Durante a semana, a estudante de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Beatriz Moreira,ministrou uma oficina sobre Animais Peçonhentos. “Lavamos os animais conservados em formol até a Unidade Básica de Saúde do Bairro União para que as pessoas tivessem o contato tanto visual quanto tátil com os escorpiões, arranhas, cobra e lagarta” relata. Segundo a acadêmica, a comunidade tinha muitas perguntas e houve a troca de experiências com as pessoas que foram contribuindo. “Conversamos com 40 pessoas e obtemos um resultado gratificante”, completa Moreira.

A oficina de Primeiros Socorros que aconteceu na última quarta-feira contou com a participação de 18 pessoas, todos funcionários do município. As atividades para além dos socorros foram voltadas para a questão de motivação do profissional da saúde. O dia foi encerrado com exercício físico, a aula de dança que está acontecendo todos os dias na praça da igreja matriz.

Na segunda parte da oficina do Jornal Escola, os participantes digitalizaram os textos feitos na oficina anterior e tiveram contato com o modelo de jornalismo impresso. O trabalho é divulgado no Instagram do Rondon, na conta @ProjetoRondonmd. No período da tarde, aconteceu novamente a oficina “Bolo de Pote: Noções de Empreendedorismo” e foram feitos bolos de cenoura e confeitado. Além da troca de experiências, os integrantes  aprenderam como tratar o morango para o recheio e a forma correta de assar a massa.

Também houve uma conversa na área da saúde sobre Atenção Integral e Saúde da Família e, paralelamente, ocorreu a Rua da Alegria com as crianças que jogaram handebol e aprenderam sobre educação financeira e sustentabilidade ligada ao movimento lixo zero. Neste sábado (25), o Projeto Rondon em parceria com a Prefeitura do município movimentou a cidade com o Bailão para a terceira idade no clube Vovô.

O cronograma de atividades é divulgado todos os dias pela manhã na rádio Massa FM 97.9, no programa Microfone Aberto e também no site e página do Facebook da Prefeitura ‘Município Céu Azul’.

Texto e foto: Milena Kauana Neitzel