Pós-graduações se adaptam à nova realidade de ensino

Desde 20 de julho, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retomou o calendário letivo através do modelo de ensino remoto. Em razão da pandemia da Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas desde o dia 16 de março. Entre maio e julho, a UEPG esteve preparando a comunidade acadêmica para o formato de aulas remotas.

A pós-graduação (PPG) não têm calendário unificado como acontece na graduação. Os Programas definiram suas agendas letivas internamente. “Alguns programas ainda não retornaram, enquanto outros nunca pararam e se levarmos em consideração as atividades que envolvem os PPGs: orientação, pesquisa e as disciplinas; a pós-graduação nunca parou. A data e a forma de retorno ficaram a critério de cada programa”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Giovani Marino Favero.

O coordenador do curso de Medicina, professor Ricardo Zanetti, descreve como foi a adequação do curso diante do fato que alguns pesquisadores necessitam de laboratório e grande parte das aulas da graduação se dá na prática. “Nós programamos as nossas ações em três etapas. Transformamos tudo que foi possível em teórico-prática, mas nem tudo foi possível. Estamos trabalhando em Ead com estudos de casos clínicos, mas nosso curso é 30% teórico e 70% prático”, ressalta.

A administradora da Fazenda Escola Capão da Onça (FESCON), professora Maria Marta Loddi, afirma que os experimentos práticos na Fazenda Escola continuaram, mas com os cuidados necessários de proteção sanitária. “Os experimentos aqui tem respeitado as orientações sanitárias, com distanciamento, uso de máscara e álcool gel. Antes de termos as determinações oficiais, os servidores da Fescon continuaram alguns experimentos”, relata.

Mesmo em cursos que as aulas acontecem mais em sala, o processo de adaptação também apresenta desafios para os professores e pesquisadores, como aponta a professora de Jornalismo Karina Janz Woitowicz. “Na pós-graduação, estamos tentando recriar o ambiente mais próximo possível da sala de aula, no que se refere ao incentivo à participação da turma nas discussões. As dificuldades surgem com as barreiras para essa aproximação. Não ver o rosto dos e das estudantes e dialogar pelo chat são aspectos que interferem nessa relação”, comenta.

Segundo o novo calendário da UEPG, as aulas remotas seguirão até 18 de dezembro e as aulas presenciais serão retomadas em 3 de fevereiro. O ano letivo deve ser encerrado até 30 de abril. O calendário pode mudar conforme condições sanitárias e de segurança para acessar à Universidade.

Texto: Julio César Prado e William Clarindo     Foto: William Clarindo (foto de 2019, antes da pandemia)