Nerepp aponta que famílias gastam 56,07% do salário mínimo com cesta básica

O boletim da cesta básica de julho, divulgado mensalmente pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEREPP-UEPG), indica que famílias com renda mensal de um salário mínimo gastam 56,07% com itens de consumo de base. O estudo indicou também queda de 29,03% no preço da batata e aumento de 28,74% do item esponja de aço.

Segundo o Núcleo, o custo médio da cesta básica online de Ponta Grossa subiu 0,21% no mês de julho. Entre os 5 grupos avaliados, o conjunto ‘Carne’ teve alta de 1,99%. Entre 33 itens pesquisados, 17 subiram, 15 caíram e 1 permaneceu constante. A compra desses produtos, que compõem a cesta, passou a custar R$ 585,92 na primeira semana do mês de agosto de 2020. Com este valor, para uma família com renda mensal de um salário mínimo, R$1.045,00, o gasto com uma cesta básica representaria cerca de 56,07% da renda. Relacionando com famílias de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, observa-se que, para a aquisição da cesta básica, o custo representaria respectivamente: 28,03%; 18,69%; 14,02%; e 11,21% de sua renda.

A pesquisa considera o consumo básico de alimentação, higiene e limpeza de famílias com 3 membros em média, com renda de 1 a 5 salários mínimos e residentes em Ponta Grossa. O Índice Cesta Básica (ICB) não deve ser confundido como aferidor de inflação, além de ser exclusivo para representar as compras efetuadas pelo sistema delivery dos supermercados ponta-grossenses. Os dados têm como base serviços de delivery de compras de supermercados locais.

Variações mensais nos grupos analisados

Grupo Alimentação Geral: teve aumento de 1,19%, e dentro deste, a

margarina foi o produto responsável pela maior variação positiva de 14,67% e

sendo o arroz o item de maior variação negativa com 5,00%.

Grupo Hortifrutigranjeiros: com uma queda de 6,12% e dentro deste grupo,

o produto de maior variação positiva foi a banana com 27,02%, e a batata com

29,03% de maior variação negativa.

Grupo Carne: teve um aumento de 1,99% e dentro deste, a carne bovina

apresentou a maior variação positiva de 5,29%, enquanto o frango veio a

apresentar a maior variação negativa de 6,43%.

Grupo Higiene: com uma queda de 2,60% e dentro deste, o produto de

maior variação positiva foi o condicionador com 3,69% e o produto de maior

variação negativa foi o sabonete com queda de 20,33%.

Grupo Limpeza: teve um aumento de 1,14% e dentro deste, o produto de

maior variação positiva foi a esponja de aço com 28,74% e o produto de maior

variação negativa foi o amaciante com 8,99%.

Analise das variações mostradas anteriormente

Grupo que mais aumentou: Carne 1,99%

Produto de maior elevação: Esponja de aço 28,74%.

Grupo de maior queda: Hortifrutigranjeiro 6,12%

Produto de maior queda: Batata 29,03%.

Texto: NEREPP – UEPG   Adaptado por: Julio César Prado    Foto: Divulgação