Pesquisa de Odontologia discute cuidados dos profissionais da área em tempos de pandemia

Nesta terça-feira (11), às 18h30, o curso de Odontologia promove mais um encontro on-line de divulgação da pesquisa sobre Biossegurança em Odontologia em tempos de pandemia da covid-19. Os convidados do evento são os gestores: Edson Alves (Ponta Grossa), Soraia Mayane Souza Mota (Foz do Iguaçu), Simone Galicioli (Guarapuava), Priscilla Viviana Mamprin Casaroto (Cambé), Moacir Paludetto Jr (Arapongas), Viviane de Souza Gubert Fruet (Curitiba) e o professor Samuel Moyses (Curitiba).

A pesquisa é coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e tem como parceiras na pesquisa a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A professora da UEPG Márcia Helena Baldani explica qual é a intenção da pesquisa e a importância do estudo para os profissionais da área. “Trata-se de uma pesquisa multicêntrica que tem por objetivo analisar as medidas adotadas por profissionais de saúde bucal dos estados da Região Sul do Brasil para prevenir a disseminação da COVID-19 no âmbito dos serviços, nos setores público e privado, bem como quais recursos e estratégias estão sendo pensadas por coordenações de cursos de Odontologia”, relata.

Pesquisadores de diferentes grupos e programas de pós-graduação se uniram para elaborar a pesquisa. Fazem parte da rede colaborativa o Programa de Ciências da Saúde da UEPG, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG; o Programa de Saúde Coletiva da UFPR; o Programa de Políticas Públicas da UFPR; a PROFSAUDE da UFPR; o Programa Saúde Coletiva da UFSC; o curso de Odontologia da UFSC e Programa de Ensino em Saúde da UFRGS. Também colaboram pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Córdoba, da Argentina.

O evento é direcionado aos gestores, cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, além de acadêmicos e pós-graduandos do Paraná. O encontro é gratuito e aberto para demais interessados e poderá ser acessado através do Youtube, neste link.

Texto: Julio César Prado     Foto: Luciane Navarro