AGIPI firma parceria com escritório júnior de Direito

O Escritório Júnior do Curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Astreia-UEPG) e a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) realizam serviços de busca de anterioridade de patente para inventores da UEPG. A parceria entre a Astreia e a Agipi funciona totalmente on-line.

O diretor da Agência, professor Miguel Arcanjo de Freitas Junior, relata como se originou o trabalho de cooperação. “A parceria surgiu em um momento bastante importante, pois a demanda com a Propriedade Intelectual sempre existiu e precisa ter respostas rápidas e eficientes. Desta maneira, poder fazer uma conexão entre as demandas reais e uma Empresa Junior é algo excepcional para todos”.

Arcanjo também explica como funciona o trabalho desenvolvido pela Astreia e Agipi “O fluxo de trabalho dos estudantes funciona da seguinte forma: o inventor que cria algo inovador surge com a demanda da proteção intelectual e a Agipi busca a Astreia para auxiliar na busca de anterioridade e viabilidade de mercado”, aponta.

A redação dos documentos jurídicos do escritório é supervisionada pelo professor orientador João Irineu de Resende Miranda. Ele destaca a importância desta experiência profissional para os acadêmicos dentro da Astreia. “Além dos conhecimentos jurídicos, a oportunidade de trabalho junto à AGIPI trouxe aos acadêmicos da Astreia um novo horizonte de conhecimentos, pois a UEPG deposita patentes nas mais variadas áreas, o que enriquece muito a experiência do aprendizado”, salienta.

A Astreia foi criada em 2017 por estudantes do Curso de Direito, frente à necessidade de uma formação empreendedora. No ano seguinte, o escritório assinou Convênio com a UEPG e, em 2019, começou a realizar projetos com a comunidade, oferecendo serviços na área de direito empresarial e cível. Os serviços são consultoria e assessoria, acompanhamento das necessidades jurídicas da empresa; elaboração de documentos; criação ou revisão de contratos; constituição de pessoas jurídicas; pareceres, pesquisas e atividade de registro de marcas e patentes. A cada serviço prestado pelo aluno é fornecido pela Agipi uma declaração que afirma a carga horária complementar.

Texto: Julio César Prado       Foto: Divulgação