Paraná Fala Idiomas terá novos cursos no segundo semestre

As equipes pedagógicas dos cursos de Inglês e Francês das sete universidades estaduais do Estado, que integram o Programa Paraná Fala Idiomas, estiveram reunidas por webconferência. O objetivo do encontro virtual foi planejar as atividades pedagógicas que serão realizadas no segundo semestre de 2020, conforme as regras de distanciamento social devido a pandemia de covid-19.

No planejamento está previsto a criação de um novo portal para o Programa, que irá conter todo o conteúdo e material exclusivo para as aulas remotas. Além das demandas gerais de organização, também foram definidos alguns objetivos específicos para o Paraná Fala Inglês e Francês, que serão implementados pelas sete universidades, respeitando as particularidades de cada uma.

De acordo com a Coordenadora Estadual do Programa, professora Eliane Segati Rios, a participação dos alunos no sistema on-line durante o primeiro semestre foi bastante satisfatória e a evasão foi baixa. “No início do semestre houve a necessidade de adaptação com as diferentes plataformas digitais. É importante destacar que a troca de experiência entre os professores, comprovou que os aspectos positivos foram enormes. Podemos ressaltar a integração dos alunos de universidades diferentes nas atividades e também entre os professores”, relata.

Além das aulas, as Universidades também realizaram diversas lives, que envolveram alunos e professores das sete instituições. Ao avaliar essa experiência, a coordenadora ressalta que o Programa adquiriu um novo perfil. “Foram derrubadas as barreiras físicas e o Programa passou a atuar também na modalidade a distância”, enfatiza.

Luiz Cezar Kawano, Coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, aponta a relevância de dar continuidade e ampliação para o ensino de outras línguas estrangeiras no Estado e assim, promover a internacionalização das universidades. “O Estado vem trabalhando para superar os desafios econômicos, mas entendemos que o programa Paraná Fala Idiomas precisa de apoio tecnológico para manter também a modalidade de ensino virtual, além das presenciais, para dinamizar o Programa e atender a demanda”, salienta.

O Paraná Fala Idiomas oferece cursos de todos os níveis de proficiência, desde o básico até cursos para fins específicos, e que são destinados para toda comunidade universitária, incluindo alunos, professores e agentes universitários.

Texto: Ana Paula Santos      Adaptado por: Julio César Prado     Foto: Ana Paula Santos