Novas oportunidades na Educação a Distância na UEPG em tempos de pandemia

Leia o texto de abertura do Manual do Candidato do Vestibular EaD 2020 da UEPG, escrito pelo Reitor Miguel Sanches Neto. As inscrições iniciaram no sábado (11), no site cps.uepg.br/ead.

UEPG ABERTA

Nunca se esperou tanto da Educação a Distância como nos últimos meses, quando o mundo todo teve suas aulas presenciais suspensas por conta da pandemia da Covid-19. O debate sobre as atividades remotas ficou aquecido, gerou polêmicas, criou alternativas, abriu novas frentes, garantiu o funcionamento de instituições de ensino, gerou exclusão, criou desafios, ampliou horizontes. O fato é que neste contexto de pandemia, estamos sendo obrigados a reaprender a fazer aquilo que fazíamos, buscando diminuir os prejuízos educacionais.

O ano de 2020 ficará para a história como o ano em que tivemos que nos reinventar, buscando formas para manter em funcionamento as mais diversas áreas da sociedade. A Universidade Estadual de Ponta Grossa, que foi pioneira no Brasil na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de Educação a Distância, também teve que passar por mudanças neste momento, ofertando como atividades remotas parte do seu calendário presencial, mas ela tinha a seu favor a larga experiência de trabalhar com EaD.

E aqui estamos, em plena pandemia, quando os vestibulares nas universidades brasileiras estão suspensos, criando oportunidades públicas de estudo para aqueles que queiram ingressar em nossos cursos de Pedagogia, Geografia, Computação, Matemática e Letras (Português/Espanhol). Para viabilizar este vestibular, mudamos o processo de seleção, antes feito presencialmente, que agora acontecerá por meio de análise de Histórico Escolar do Ensino Médio, em uma situação inédita para nós e para as demais universidades.

Para que mais pessoas possam participar deste vestibular, e ingressar em nossa instituição em setembro de 2020, a administração da UEPG não cobrará nenhuma taxa de inscrição. Queremos que o maior número de pessoas tenha a chance de ingressar em uma universidade de qualidade que, no mais recente ranking da revista inglesa Times Higher Education (THE), aparece entre as 100 melhores universidades da América Latina e Caribe.

Criar novas oportunidades de estudo e de profissionalização, mesmo na pandemia, este é mais um compromisso sócio-educacional da UEPG.

Venha ser nosso(a) aluno(a) na modalidade EaD. Não custa nada. E é de alta qualidade.

Texto: Miguel Sanches Neto – Reitor da UEPG (Gestão 2018-2022)