Nutead dá boas-vindas aos alunos da Mobilidade Virtual Estudantil

Nesta quarta-feira (11), a equipe do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) realizou uma ação de boas-vindas aos estudantes da Mobilidade Virtual Estudantil. Trata-se de um acordo específico assinado entre a Universidade Aberta de Portugal (UAb – PT) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Segundo a professora Kelly Cristina Ducatti da Silva, coordenadora pedagógica do Núcleo e coordenadora da Mobilidade Virtual Estudantil na UEPG, o objetivo do encontro virtual foi estabelecer o primeiro contato dos estudantes portugueses com a equipe que irá acompanhá-los. “Recebemos a inscrição de três alunos para cursar disciplinas que nós ofertamos no curso EAD de Licenciatura em Computação, que são: Sistemas Operacionais, Estatística e Inteligência Artificial”, explica.

“Contamos com a presença do coordenador de curso e também dos professores que irão ministrar as disciplinas. Além disso, a equipe pedagógica apresentou a plataforma [sala de aula virtual], como fazer o acesso ao sistema, qual o link para encontrar o calendário letivo, informações sobre o curso, avaliações, entre outras atividades. As informações são importantes já que há diferenças entre uma universidade e outra”, explica a professora Kelly.

Para a docente, essa é uma iniciativa bastante inovadora para UEPG e para o Nutead, no sentido de que o aluno não precisa se afastar fisicamente da universidade para fazer as disciplinas em uma instituição fora do país. “É um processo bastante promissor e estamos confiantes de que será uma rica experiência para os estudantes e para todos nós envolvidos com educação. É uma aproximação de países que falam a mesma língua, porém têm modelos pedagógicos diferentes”, diz.

O coordenador do curso de Computação EAD, Marcelo Ferrasa, ressalta a importância do intercâmbio para as instituições. “O ensino a distância está sendo muito difundido e é uma alternativa para levar o estudo a mais pessoas. Como é a primeira vez que vamos receber os alunos de Portugal, é importante esse primeiro contato para tirar as dúvidas dos estudantes, explicar todos os parâmetros e como funciona a metodologia do Nutead”.

Pela parceria, alunos da UEPG matriculados nos cursos de licenciatura em Computação, História, Letras Português-Espanhol, Matemática e Pedagogia também poderão cursar disciplinas em Portugal na modalidade EAD. De acordo com Sulany Silveira dos Santos, diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), o convênio entre as duas instituições é muito importante para a UEPG, porque abre outras frentes para a mobilidade estudantil internacional. “Esse foi o primeiro passo. Pensamos em colocar em prática cursos de graduação e pós-graduação em conjunto. Para os alunos é muito interessante a vivência de diferentes práticas culturais de ensino e aprendizagem”, afirma.

O professor Carlos Willians Jaques Morais, diretor do Nutead, enviou a mensagem de boas-vindas e expressou o desejo de que a experiência dos alunos de Portugal na UEPG seja marcante, tanto na formação profissional quanto na vida.

Texto e foto: Vanessa Hrenechen